Piauí não vai exigir prescrição médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19

27/12/2021 11h14


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV TEMImpasse para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 continua.(Imagem:Reprodução/TV TEM)Impasse para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 continua.

O Piauí seguirá o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e não vai exigir pedido médico para a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 a 11 anos. Outros 14 estados, mais o Distrito Federal farão a mesma coisa.

A decisão do Conass foi divulgada em carta aberta do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo de Oliveira Lula, na última sexta-feira (24), segundo a qual o documento não será solicitado no momento da imunização.

A assessoria de comunicação do governo do estado informou que o Piauí não deve exigir e que “todos os estados, pelo conselho dos secretários de saúde, decidiram não pedir prescrição”.

O secretário da Saúde do Piauí, Florentino Neto, afirma que foi o segundo estado a solicitar a imunização das crianças de 05 a 11 anos.

“Nós fomos o segundo estado brasileiro a solicitar a vacina deste público ao ministério e desde que a Anvisa liberou a imunização com a Pfizer para as crianças estamos nos articulando para que eles possam receber sua vacina o quanto antes. Precisamos vacinar o maior número de piauienses para sairmos deste estado de pandemia”,
reforça o secretário Florentino Neto.

“Não vamos burocratizar a vacinação das nossas crianças. Assim que a vacina for encaminhada pelo Ministério da Saúde para o estado, as crianças vão ser vacinadas, sem nenhum tipo de exigência”, completou o secretário.

A carta do Conass foi em resposta ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que afirmou na quinta-feira (23), que a pasta recomendará que as crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas desde que haja prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pais.

Entretanto, até o momento, o Ministério da Saúde não adotou medidas para iniciar a aplicação da vacina em crianças. Ao invés disso, anunciou a realização de uma consulta pública para ouvir a sociedade a respeito da imunização desse público.

A imunização deste público com a vacina da Pfizer foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro. A Anvisa é o órgão de estado responsável pela palavra final em relação à liberação de vacinas.

Tópicos: estado, vacina, anvisa