Piauí já registrou 187 novos casos de câncer de mama neste ano, diz secretaria de saúde

06/10/2022 08h56


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoPiauí já registrou 187 novos casos de câncer de mama neste ano, diz secretaria de saúde.(Imagem:Reprodução)Piauí já registrou 187 novos casos de câncer de mama neste ano, diz secretaria de saúde.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta quarta-feira (5) que o estado já registrou 187 novos casos de câncer de mama somente em 2022. Além disso, foram notificados 129 óbitos em decorrência da doença, sendo que 42 vítimas foram mulheres de 50 a 69 anos.

Em 2021, houveram 607 novos casos de câncer de mama e 221 óbitos no Piauí. Em 2020, foram 496 casos e 201 mortes.
Estrutura

De acordo com a Sesapi, o estado possui 77 mamógrafos, distribuídos em 17 municípios. Cada mamógrafo tem capacidade de fazer até 5.069 mamografias por ano. Até julho deste ano, foram realizados 28.219 exames de mamografias. Deste total, 26.082 exames foram realizados em mulheres entre 50 e 69 anos.

Prevenção e campanha

As autoridades de saúde alertam sobre cuidados que a mulher pode ter para se prevenir contra a doença. Eles podem ser primários - como a redução do tabagismo, redução do consumo de álcool, prática de atividade física regularmente, e alimentação saudável - e secundários - procura dos serviços de saúde que podem ajudar na prevenção e diagnóstico precoce, tal qual exame clínico da mama anualmente, mamografia prioritariamente para as mulheres de 50 a 69 anos de idade e o autoconhecimento, o autoexame.

A campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar toda a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama, que é a primeira causa de morte por câncer na população feminina.

“Com a campanha, buscamos anualmente alertar as mulheres para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado, reduzindo a mortalidade das mulheres pelo câncer de mama”, afirmou a coordenadora da Saúde da Mulher da Sesapi, Auzeni Moura Fé.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: campanha, sesapi, mama