Piauí já recebeu 180 mil doses de vacina bivalente contra Covid; menos de 10% foram aplicadas em oit

07/03/2023 15h17


Fonte G1 PI

Imagem: Eldérico SilvaClique para ampliarVacina bivalente(Imagem:Eldérico Silva)Vacina bivalente

Apenas 10.063 doses da vacina bivalente contra a Covid-19, que protegem contra as cepas ômicron, foram aplicadas no Piauí, em pouco mais de uma semana, desde o início desta nova campanha de imunização. Até o momento, o estado recebeu 180.200 doses que foram distribuídas para todos os municípios e devem ser usadas em idosos acima de 70 anos.

O número de doses aplicadas foi divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) baseada nos dados cadastrados sistema do Ministério da Saúde, pelas prefeituras municipais.

Esta nova campanha iniciou na segunda-feira, dia 27 de fevereiro. Em Teresina, idosos acima de 80 anos são o público-alvo até agora. O g1 acompanhou o início da aplicação ainda semana passada em Teresina e observou a pouca procura.

Até esta terça-feira (7), na capital foram aplicadas cerca de 4,3 mil doses nos três locais de vacinação: terminal do Buenos Aires (Zona Norte), o terminal do Parque Piauí (Zona Sul) e no Teresina Shopping (Leste).

Em municípios como Floriano, no Sul do estado, o público-alvo é maior: pessoas acima de 70 anos, imunossuprimidos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Os interessados têm que agendar nas unidades de saúde.

Outra cidade também no Sul do estado, Picos, a vacina acontece seguindo um cronograma iniciado esta semana. Na quinta-feira (9) idosos com 85 anos ou mais poderão se vacinar no Picoense Clube e na sexta-feira (10), o público deve ter a partir de 83 anos.

Já no litoral piauiense, em Parnaíba, pessoas a partir de 70 anos e imunossuprimidos também podem agendar sua vacinação. A exigência é ter tomado pelo menos duas doses das vacinas anteriores.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: doses, idosos, p?blico