Piauí implantará Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS

15/09/2023 09h52


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoPiauí implantará Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS(Imagem: Divulgação)Piauí implantará Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou, nesta quinta-feira (14), uma oficina para a construção do Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS (Cieges). A iniciativa tem por objetivo organizar e disponibilizar dados consolidados da saúde pública para os gestores, por meio de painéis dinâmicos e individualizados.

“Esse é um sistema de informação que vai permitir que os gestores consigam informações detalhadas sobre vários aspectos da saúde pública piauiense. Com informação, conseguimos fazer o planejamento para melhorar algum aspecto que possa estar negativo, melhorar nossos indicadores”, destacou Antonio Luiz, secretário de Saúde.

O treinamento acontece na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) até sexta-feira (15) e é ministrado pela equipe técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que apresentou o funcionamento e como o Cieges tem ajudado gestores no desenvolvimento de ações estratégicas.

“Além de ferramentas, a lógica do Centro de Inteligência é integrar e articular a troca de conhecimento entre todas as áreas da saúde pública. Além disso, o Cieges subsidia gestores na tomada de decisão, baseado na evidência dos dados e em tempo oportuno”,
explicou Sandro Terabe, assessor técnico do Conass e coordenador nacional do Cieges.
Imagem: DivulgaçãoPiauí implantará Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS.(Imagem:Divulgação)

O Cieges utiliza ferramentas e metodologias para identificar padrões e tendências em grandes volumes de dados e informações, criando insights relevantes para a tomada de decisões rápidas e estratégicas em diferentes áreas de gestão de planejamento, orçamentos e finanças, recursos humanos, de saúde pública, dentre outras.

Com isso, será possível o monitoramento da situação de saúde, efetividade das políticas públicas, insumos e intervenções e resultados finalísticos por meio da coleta de dados dos sistemas de informações nacionais, macro e regionais, hospitais, unidades de saúde, laboratórios, sistemas de vigilância em saúde, epidemiológica e salas de situação.

Esse processo de monitoramento será muito importante para as avaliações que explicam os resultados finalísticos, as tendências e os principais agravos à saúde em um determinado território ou macro região, garantindo a efetividade de programas e ações, apoiando a previsão de demanda por serviços de saúde.

“Faremos a integração de todos os sistemas de monitoramento de dados da gestão. A intenção é que, com o Cieges, tenhamos cada vez mais as informações em tempo real, para que as tomadas de decisão acelerem a entrega de serviços para a população piauiense”,
concluiu Jônatas Melo, superintendente de Gestão da Administração (Sugad) da Sesapi.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook