Piauà homenageia hospitais por redução das filas de cirurgias eletivas
04/10/2025 21h11Fonte Governo do PiauÃ
O Piauí alcançou um marco histórico na saúde pública ao reduzir o tempo médio de espera por uma cirurgia eletiva, de 464 para 54 dias, uma diminuição superior a 85%. O resultado foi comemorado neste sábado (4), em Teresina, durante a solenidade que celebrou a marca de 1 milhão de atendimentos do programa Piauí Saúde Digital.Na ocasião, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), homenageou os hospitais que mais se destacaram na diminuição do tempo de espera, reconhecendo o empenho das equipes e a eficiência da gestão hospitalar na execução do programa Acelera Cirurgias Eletivas.
Imagem: Gabriel Paulino
Alexandre Padilha, ministro da Saúde.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do evento ao lado do governador Rafael Fonteles e destacou que o Piauí é hoje uma referência nacional e internacional em saúde digital e gestão do SUS. “O mundo inteiro está interessado, está acompanhando e querendo fazer parcerias e aprender mais sobre a experiência do Piauí. O estado mostra que é possível usar tecnologia, inovação e boa gestão para transformar o sistema público de saúde”, afirmou Padilha, ressaltando ainda que o Governo Federal continuará apoiando as iniciativas que têm apresentado resultados concretos para a população.
O governador Rafael Fonteles celebrou os avanços e destacou a importância da parceria com o Ministério da Saúde e o Governo Federal. “Esse reconhecimento é fruto do esforço conjunto do Piauí Saúde Digital e do programa de aceleração das cirurgias eletivas, que resultou numa redução superior a 85%, uma redução superior ao 85%, e isso realmente nos anima muito. E a decisão do Ministério de apoiar ainda mais a Saúde do Estado do Piauí, dada a comprovação do serviço, da resolutividade, do aumento de procedimento de leitos, realmente nos deixa muito alegre no dia de hoje. Vamos ter o maior incremento de financiamento das ações de saúde. Então, esse é um dia histórico!”, destacou o governador.
Imagem: Gabriel Paulino

Durante o evento, gestores de várias regiões do estado receberam homenagens pelo desempenho das unidades hospitalares. Entre elas, a diretora do Hospital Estadual Júlio Hartman, em Esperantina, que destacou a importância do reconhecimento. “É uma grande satisfação representar o nosso hospital e a cidade de Esperantina. O Piauí Saúde Digital tem levado acesso e qualidade de vida para as pessoas. Quando o cidadão consegue realizar exames e cirurgias com rapidez, a saúde realmente avança. É um marco histórico para o estado”, afirmou.
O Piauí Saúde Digital, lançado em 2023, é um programa inovador que utiliza teleatendimento, telediagnóstico e teleconsultoria para conectar os 224 municípios piauienses a uma rede estadual de especialistas. Já o Acelera Cirurgias Eletivas é uma estratégia complementar, voltada à ampliação da oferta de procedimentos cirúrgicos e à redução de filas em todo o estado. Com os resultados alcançados, o Piauí consolida-se como líder nacional em eficiência e inovação na saúde pública, fortalecendo o SUS e garantindo mais acesso e dignidade aos piauienses.
Imagem: Gabriel Paulino

Hospitais homenageados:
Porte I
– Hospital Norberto Moura (HNM) – Elesbão Veloso – Média de espera: 4,57 dias
– Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros (HETNB) – São João do Piauí – Média de espera: 7,9 dias
Porte II
– Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman (HEDJH) – Esperantina – Média de espera: 18,15 dias
– Hospital Regional Leônidas Melo (HRLM) – Barras – Média de espera: 18,9 dias
Porte III
– Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR) – Piripiri – Média de espera: 14,59 dias
– Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC) – Oeiras – Média de espera: 17,02 dias.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews