Piauà fortalece combate à s queimadas e incêndios com brigadas treinadas em 151 municÃpios
02/03/2026 14h52Fonte Governo do PiauÃ
O Piauí avança de forma estratégica no enfrentamento às queimadas e incêndios florestais. Atualmente, 151 municípios piauienses já contam com brigadas treinadas para atuação direta no combate ao fogo. O número representa 67% das cidades do estado, ou seja, a cada três municípios, dois já possuem brigadistas preparados para agir rapidamente na prevenção e no controle das chamas.
As formações mais recentes ocorreram neste fim de semana, em Bocaína, no território Vale do Guaribas. Ao todo, 52 novos brigadistas foram capacitados em uma ação coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), a Polícia Militar do Piauí, por meio do BOPAer, além das prefeituras municipais. A iniciativa integra um esforço conjunto para reduzir os focos de incêndio e garantir a sustentabilidade ambiental nas regiões mais vulneráveis.
Imagem: Ascom Semarh
Com a expansão das brigadas, a Semarh consolida uma rede estadual de prevenção e combate às queimadas cada vez mais estruturada
Com a expansão das brigadas, a Semarh consolida uma rede estadual de prevenção e combate às queimadas cada vez mais estruturadaOs novos brigadistas estão distribuídos em quatro municípios: Bocaína (sede da formação), Dom Expedito Lopes, São Luís do Piauí e São João da Canabrava. Do total de formados, 14 são mulheres e 38 são homens, reforçando a presença feminina em uma área historicamente ocupada majoritariamente por homens e ampliando a participação social na defesa do meio ambiente.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, destacou que a ampliação das brigadas é uma estratégia permanente do Governo do Estado. “Estamos investindo em prevenção e em resposta rápida. Ter 67% dos municípios com brigadistas treinados significa mais proteção para nossas comunidades, para o nosso bioma e para a produção rural. É uma política pública que salva vidas, preserva o meio ambiente e reduz prejuízos econômicos”, afirmou.
Imagem: Ascom Semarh

Já o coordenador de Instrução, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Semarh, Shandalyê Araújo, ressaltou o caráter técnico das capacitações. “Os brigadistas passam por treinamento intensivo, com aulas teóricas e práticas, aprendendo técnicas de combate direto e indireto ao fogo, uso correto de equipamentos, segurança operacional e estratégias de prevenção. Nosso objetivo é que cada município esteja preparado para agir de forma rápida e segura”, explicou.
Segundo a Semarh, com a expansão das brigadas, o Piauí consolida uma rede estadual de prevenção e combate às queimadas cada vez mais estruturada. A meta é ampliar ainda mais a cobertura nos próximos meses, fortalecendo a integração entre Estado e municípios e reduzindo os impactos ambientais, sociais e econômicos causados pelos incêndios florestais.
Imagem: Ascom Semarh












