Piauí flexibiliza uso de máscaras em locais abertos a partir de 28 de março; veja outras mudanças

25/03/2022 12h55


Fonte G1 PI

Imagem: Antonio GonçalvesUso de máscara evita casos de Covid-19 e Influenza.(Imagem:Antonio Gonçalves)Uso de máscara evita casos de Covid-19 e Influenza.

A partir de segunda-feira (28), o uso de máscaras será flexibilizado em locais abertos em todo o Piauí, conforme decisão do Comitê do Operações Emergenciais estadual. Com isso, em todo o estado, será permitido circular sem máscaras em ambientes ao ar livre. Outras decisões também foram tomadas pelo COE nesta sexta-feira (25), durante reunião.

Na reunião, o COE decidiu que as máscaras ainda continuarão obrigatórias em locais fechados e também para as pessoas imunossuprimidas. Na capital, também na segunda (28), a obrigatoriedade será suspensa em locais fechados. Veja detalhes abaixo.

Há cerca de 10 dias, o COE havia decidido manter o uso como obrigatório em todo o Piauí. Na ocasião, o secretário de saúde Florentino Neto havia dito que as máscaras ainda eram "fundamentais" no combate à Covid-19. Esta foi a última reunião do gestor à frente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), ele se afasta do cargo no próximo dia 31 de março, para concorrer às eleições 2022.

O uso do acessório se tornou obrigatório no estado em 22 de abril de 2020, como uma das principais formas de prevenção à doença causada pelo coronavírus.

Público em eventos

Além da nova decisão sobre o uso do acessório, o COE aumentou o percentual de lotação autorizado em eventos.

Agora, está permitida a capacidade de 100% do público em eventos que acontecerem em locais abertos e 80% em espaços fechados.

Passaporte de vacina e 4ª dose para idosos

Uma nova exigência será a da presença da dose de reforço no comprovante de vacinação como garantia de acesso a eventos e outros locais fechados.

“A partir de agora só poderá ingressar nos eventos aqueles que tiverem com a dose de reforço aplicada. Porém aqueles que tomaram as duas doses, e ainda não estão no prazo de tomar a dose de reforço, poderão entrar nestes locais”,
explica a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

Além disso, o Piauí passará a aplicar a 4º dose - ou segunda dose de reforço - para idosos a partir dos 60 anos e que receberam a terceira dose há mais de quatro meses. Na capital, a 4ª dose já está sendo aplicada a pessoas com mais de 80 anos.

Teresina

A partir de segunda-feira (28), o uso de máscaras em espaços fechados não será mais obrigatório em Teresina. A liberação já tinha acontecido para espaços públicos ao ar livre, incluindo espaços recreativos e locais dedicados à prática de esportes.

Confira a íntegra do decreto

A decisão se baseou, segundo a prefeitura, nos números baixos de contaminação, ocupação de leitos hospitalares e de óbitos por Covid-19, que têm sido observados nas últimas semanas. Caso os índices voltem a subir, a prefeitura pode voltar atrás em alguma das revogações.

Esta é a terceira etapa do processo de flexibilização das medidas sanitárias da Prefeitura de Teresina, conforme cronograma definido pela prefeitura, e vai abranger espaços abertos e fechados.

A prefeitura já tinha liberado também o público 70% da lotação das casas de eventos, shows, bares e restaurantes e revogado o limite de horário de funcionamento dos estabelecimentos da capital.


Veja abaixo o cronograma de flexibilização:

  • 1ª etapa: a partir de 7 de março ampliado público permitido em eventos, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais na capital, para 70% da lotação dos espaços. Também não há mais limite de horário de funcionamento.
  • 2ª etapa: a partir de 14 de março revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos abertos, incluindo espaços recreativos e dedicados à prática de esportes, exceto em espaços que geram aglomerações, como shows, espetáculos e arquibancadas. O uso de máscaras permanece nos veículos de transporte de passageiros, como ônibus e vans.
  • 3º etapa: de 21 a 27 de março, as medidas se mantém, para que a prefeitura analise os efeitos das revogações anteriores e verifique se a capital permanece sob risco baixo de contaminação. Caso se permaneça, o cronograma de flexibilização deve avançar para as próximas fases.
  • 4ª etapa: a partir de 28 de março, será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, como escolas, academias e estabelecimentos comerciais. Serão mantidas, como recomendação, o uso de máscara por pessoas com comorbidades, que tenham contraído ou que apresentem sintomas de Covid-19.
Pandemia sob controle, diz FMS

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, afirmou que a pandemia de Covid-19 está “sob controle total”. Segundo o médico, os índices atuais de testes positivos para Covid-19 na capital estão abaixo de 20%, o que permitiria a flexibilização de medidas.

“Nossa situação de Covid em Teresina, eu diria que é sob controle total. A oferta de leitos, a transmissão entre pessoas e os dados de positividade dos testes já nos permitem certo relaxamento nessas medidas restritivas”,
disse Gilberto Albuquerque.


Tópicos: cronograma, covid, m?scaras