Piauí fará força-tarefa para acelerar vacinação contra Covid; prefeitos reclamam de burocracia e pou

22/06/2021 18h24


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) vai montar uma força-tarefa para acelerar a aplicação de doses nas cidades e garantir o aumento da cobertura vacinal no estado. As(Imagem:Reprodução)

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) vai montar uma força-tarefa para acelerar a aplicação de doses nas cidades e garantir o aumento da cobertura vacinal no estado. As causas para o atraso na imunização são diversas. De acordo com o Vacinômetro, ferramenta utilizada para monitorar a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, o estado já recebeu 1.694.079 doses de imunizantes. Do total, 1.558.062 foram distribuídas aos municípios, mas quase 400 mil vacinas ainda não foram aplicadas na população.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciou no dia 18 de janeiro deste ano. Desde então, segundo a diretora de Vigilância Sanitária, Cristiane Moura Fé, a secretaria vêm monitorando a distribuição, aplicação das doses e o registro nos sistemas de informação.

Para acelerar a cobertura vacinal, este monitoramento será intensificado e equipes do órgão acompanharão os trabalhos nas 10 cidades com o maior déficit de imunizantes cadastrados.

“O ranking dos municípios com mais dificuldades é definido por dois critérios: maiores percentuais com déficits e maiores totais populacionais por números absolutos. Em função disso, temos algumas hipóteses sobre o atrasado: as cidades estão aguardando o intervalo correto entre as duas doses e podem estar tendo dificuldades em realizar a vacinação e o registro”, afirmou a diretora.

Tópicos: estado, cidades, doses