Piauí fará busca ativa para identificar mais de 400 mil beneficiários do novo Vale Gás

29/10/2025 10h31


Fonte ClubeNews

Imagem: Arquivo/Banco CentralGás de Cozinha(Imagem:Arquivo/Banco Central)Gás de Cozinha

O secretário de Assistência Social do Piauí, João de Deus, afirmou que o Governo do Estado fará uma busca ativa para identificar cerca de 400 mil famílias que estão elegíveis a participar do programa Gás do Povo. A iniciativa substitui o antigo Vale Gás, em que o beneficiário recebia o valor em dinheiro.

O ministério de Minas e Energia iniciou o processo de cadastro das distribuidoras responsáveis pelo fornecimento dos botijões à população. Segundo João de Deus, ainda há um impasse quanto a forma de concessão do benefício. “Quando fizermos o cadastro dos fornecedores nos 224 municípios do Piauí e nos mais de 5 mil municípios do Brasil, seguramente o programa já poderá ser lançado”, destacou.

Estão elegíveis para o programa as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiárias do Bolsa Família. O Governo Federal irá dispor de quatro a seis botijões de gás por ano às famílias assistidas.

“A ideia é colocar um voucher no cartão do Bolsa Família ou de uma forma separada para que a pessoa vá ao fornecedor e passe o cartão. O nome dele estará lá e o fornecedor poderá entregar o gás”, informou o secretário.

A previsão do governo é que os primeiros botijões comecem a ser entregues ainda em novembro de 2025. A transição do Vale Gás, em dinheiro, para o Gás do Povo, com a retirada dos botijões, será gradual.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: cadastro, governo, programa