Piauí entra em alertas laranja e amarelo com perigos de chuvas intensas neste fim de semana

14/05/2021 18h31


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDe acordo com o Inmet, o alerta laranja abrange 56 cidades do Centro-Norte e Norte piauiense. Estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 e 100 milímetros/dia, além(Imagem:Reprodução)
O Piauí entrou em alertas laranja e amarelo com perigo de chuvas intensas para esta sexta-feira (14) até 11h deste sábado (15). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão atinge 146 municípios.

Com o temporal na noite dessa quinta-feira (13), Teresina ficou em sexto lugar com maior registro de chuva nas últimas 24 horas. A previsão apontava alerta laranja apenas para o extremo Norte do estado, mas acabou atingido também a capital.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, o temporal é provocado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a convergência de umidade em baixos níveis. A previsão é que as chuvas se estenda até domingo (16).

De acordo com o Inmet, o alerta laranja abrange 56 cidades do Centro-Norte e Norte piauiense. Estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 e 100 milímetros/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Existem risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta amarelo atinge 90 cidades da região Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste piauiense. São previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros/hora ou até 50 milímetros/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.

"No alerta amarelo, as chuvas não serão tão fortes ou intensas. O risco é menor", explicou Sônia Feitosa.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: laranja, alerta, chuvas