Piauí entra em "alerta laranja", com perigo de chuvas intensas
17/02/2021 16h54Fonte G1 PI
Imagem: INMET
Alerta Laranja Piauí
Alerta Laranja PiauíO Piauí está em alerta laranja, situação meteorológica que aponta perigo de chuvas intensas para regiões com áreas de risco e pontos de alagamento. Em entrevista à TV Clube nesta quarta-feira (17), o climatologista Werton Costa explicou que quanto mais calor e umidade, maior o potencial para nuvens de trovoadas.
“As nuvens nascem por volta de 13h e atingem sua maturidade no final da tarde, próximo das 18h. A partir deste horário, e quanto maior for a combinação de calor e umidade, começa o ciclo de formação de temporais“, disse.
Chuvas e ventos fortes
Imagem: TV Clube
Picos tem ruas e avenidas alagadas após chuva de mais de 10 horas.
Picos tem ruas e avenidas alagadas após chuva de mais de 10 horas.O site oficial do Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou na segunda-feira (15) um mapa da região com perigos de chuva intensa e ventos fortes em seis estados do Nordeste.
Na página, o Inmet publicou um aviso de possíveis chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).
O instituto alertou ainda para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Segundo o climatologista, as chuvas no Piauí são resultado de uma entrada vigorosa da zona de convergência intertropical.
Contudo, a formação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) poderá diminuir o fluxo de chuvas do litoral à região de Teresina e concentrar a chuva no extremo Sul do estado.
“Do ponto de vista climatológico, a nossa estação, no Centro-Norte do estado, as chuvas devem ir até abril. Já no Norte, na faixa litorânea, até maio", explicou.
"Porém a condição do Atlântico continua fria, o que garante a irregularidade da estação. Se o VCAN adentrar na região Nordeste, é provável que tenhamos um ligeiro veranico [dias de sol e calor no período chuvoso] ainda no final de fevereiro”, completou.
O climatologista destacou ainda que este período favorece aos agricultores, que se programaram e estão aproveitando para fazer a plantação de legumes e hortaliças.
O que fazer
Imagem: Fábio Lima
Árvore caída na Zona Leste de Teresina após chuva.
Árvore caída na Zona Leste de Teresina após chuva.O Instituto nacional de Meteorologia deu instruções de como proceder em casos de chuvas intensas, ventos fortes e alagamentos.
Em caso de rajadas de vento, a pessoa não pode se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também não se pode estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em casa, se possível, é recomendável desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Nos casos de ocorrências por conta das chuvas, a Defesa Civil atende pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












