Piauí encerra o mês de outubro na 4ª colocação do ranking de queimadas no Brasil

31/10/2020 15h48


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Divulgação/Corpo de BombeirosPiauí encerra o mês de outubro na 4ª colocação do ranking de queimadas no Brasil.(Imagem:Divulgação/Corpo de Bombeiros)Piauí encerra o mês de outubro na 4ª colocação do ranking de queimadas no Brasil.

Com 3437 focos, o Piauí encerra o mês de outubro na 4ª posição do ranking de queimadas entre os estados brasileiros, atrás apenas do Pará (8.052 focos), Mato Grosso (5259 focos) e Bahia (3.666 focos). Os dados são do sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e dizem respeito aos 31 dias deste mês.

De acordo com o sistema, as queimadas no Piauí representam 8,3% do total registrado em todo o país durante o mês de outubro.

Em relação ao último mês de setembro, quando foram registrados 2272 focos, o aumento foi de aproximadamente 34% no Piauí.

Ainda de acordo com o Inpe, a maior parte dos focos no Piauí está localizada nos municípios da região sul do Estado, principalmente na área que corresponde ao Cerrado.

O município de Canto do Buriti, distante cerca de 417 Km de Teresina, é o que apresenta maior número de focos de queimadas no Piauí durante o mês de outubro. Entre os dias 01 de 31, foram 202 focos, uma média de aproximadamente 6,5 focos diários.

A segunda colocação no ranking entre os municípios do Piauí está com Baixa Grande do Ribeiro, também na região sul, que já registra 156 focos durante o mês de outubro.

Confira os municípios com maior número de queimadas no mês de outubro:

Canto do Buriti - 202 focos
Baixa Grande do Ribeiro- 156 focos
Brejo do Piauí- 149 focos
Pajeú do Piauí- 130 focos
Pimenteiras-112 focos
Santa Filomena-112 focos
Uruçuí-100 focos
Corrente- 86 focos
Santo Inácio do Piauí-80 focos
Riacho Frio- 76 focos

O aumento do número de focos de queimadas coincide com o período conhecido no Piauí como B R O Bró, que compreende os meses entre setembro e dezembro, marcados pelas altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: focos, queimadas, outubro