Piauí é único do estado do Nordeste habilitado na fase 4 da Triagem Neonatal

29/12/2013 10h07


Fonte Governo do Piauí

Imagem: SesapiClique para ampliarO Ministério da Saúde habilitou apenas 12 estados na fase IV no ano de 2013. (Imagem:Sesapi)O Ministério da Saúde habilitou apenas 12 estados na fase IV no ano de 2013.

O Estado do Piauí está habilitado na fase IV do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) que realiza o Teste do Pezinho.

Segundo a portaria do Ministério da Saúde publicada no dia 11 de dezembro, o Piauí é o único estado do Nordeste que além de realizar os exames já oferecidos na fase III, passa a ofertar procedimentos que detectam a Fenilcetonúria, Hipotireoidismo, Anemia Facilforme e ou outras Hemoglobimopatias, além da Fibrose Cistica e a Triagem Neonatal para a Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) e Deficiência de Biotinidase (DB).

“Essa habilitação reafirma o credenciamento do Hospital Infantil Lucídio Portela como serviço de referência . A inclusão desta fase constitui uma ampliação da Triagem Neonatal prevista pelo Plano Nacional Viver sem Limite considerando a incidência dessas patologias no Brasil com diagnóstico tardio, a exemplo do Piauí, cujas consequências para a criança evidenciam-se letais e causam deficiências para o resto da vida”, afirma Júlia Medeiros, coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesapi).

Segundo ainda a coordenadora, a habilitação do estado do Piauí na Fase IV representa uma garantia de realização do Teste do Pezinho ampliado para 2014, o que vai garantir atendimento precoce, possibilitando o tratamento adequado dessas doenças.

O Ministério da Saúde habilitou apenas 12 estados na fase IV no ano de 2013.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook