Piauí é o estado do Nordeste com maior cobertura de vacinação bivalente

14/06/2023 16h48


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPiauí é o estado do Nordeste com maior cobertura de vacinação bivalente(Imagem:Divulgação)Piauí é o estado do Nordeste com maior cobertura de vacinação bivalente

O Piauí é o estado do Nordeste com a maior cobertura do reforço vacinal contra a covid-19. De acordo com a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS), o índice é o quarto maior do país, atrás de São Paulo com 17,9%, do Distrito Federal com 17,2% e do Espírito Santo com 14,7%.

Com 377.974 mil doses bivalentes aplicadas, a taxa de imunização é de 13,8% de acordo com a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS). Bárbara Pinheiro, coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), ressaltou que o Piauí é o primeiro em relação à vacinação no Nordeste.

“Apesar da baixa cobertura nacional, estamos com um bom índice. Somos os primeiros do Nordeste em relação a bivalente. Estamos aguardando o sistema ser atualizado para termos a cobertura real de todos os municípios”, pontuou Bárbara Pinheiro.

Segundo Leila Santos, superintendente de atenção primária à saúde e municípios da Sesapi, o objetivo é ampliar ainda mais a cobertura vacinal com a bivalente do estado. A previsão é que o Ministério da Saúde envie um novo lote do imunizante para ser distribuído e garantir que a população dos municípios piauienses tenha ainda mais acesso à vacina.

“Temos em estoque cerca de 70 mil doses da vacina bivalente e uma previsão de chegar mais 70 mil doses, que serão enviadas aos municípios. Os municípios estão à disposição para solicitar essas doses junto a Rede de Frios, baseado na quantidade de pessoas do público que ainda precisa ser imunizada”, finalizou a gestora.

A vacina bivalente é destinada a todos os brasileiros maiores de 18 anos que completaram o esquema vacinal primário com as duas doses. É necessário, no entanto, intervalo mínimo de quatro meses desde a administração da última dose.

Piauí recebe 100 mil novas doses para reforçar vacinação contra a gripe

O Piauí recebeu um novo lote com 100 mil doses da vacina contra o vírus Influenza, que é responsável pela gripe. Enviada pelo Minitério da Saúe, a remessa será distribuída pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) aos municípios, para fortalecer a imunização da população.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: doses, piau?, bivalente