Piauí é o estado com maior percentual de imóveis próprios no Brasil, diz IBGE

17/06/2023 09h54


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoPiauí é o estado com maior percentual de imóveis próprios no Brasil, diz IBGE(Imagem:Reprodução)Piauí é o estado com maior percentual de imóveis próprios no Brasil, diz IBGE

O Piauí foi o estado brasileiro com maior percentual de imóveis próprios em 2022, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (16). Concomitantemente, o estado também teve a menor taxa de domicílios alugados no país.

Conforme a pesquisa, os lares piauienses eram os que apresentavam o maior indicador de propriedade de seus próprios moradores em 2022, com 81,7%, sendo 79% de domicílios já pagos e 2,7% ainda sendo pagos pelos moradores.

Nacionalmente, cerca de 69,8% dos imóveis eram de propriedade dos moradores. Com relação aos domicílios alugados, o Piauí teve o menor indicador do Brasil, com cerca de 10,3% dos domicílios.

A média observada no Brasil era de 21,1% dos imóveis em 2022. O IBGE apontou ainda que os moradores do estado também ocupavam domicílios por cessão, em cerca de 8% dos casos, e por meio de outras condições em 0,1% das situações.

Cresceu o número de pessoas morando sozinhas


Em 2022, no Piauí, cerca de 12,3% dos domicílios do estado eram do tipo denominado “unipessoal”, ou seja, ocupados por pessoas que moravam sozinhas, com um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao indicador observado no ano de 2016, quando chegou a 10,3%.

No Brasil cerca de 15,9% dos domicílios eram ocupados por pessoas morando sozinhas tendo, inclusive, apresentado um crescimento de 1,7 ponto percentual em relação ao indicador observado no ano de 2016, quando havia atingido 14,2%.

Famílias ainda são maioria

Os domicílios em todo o país apresentavam, ainda, outras conformações, onde a que tinha predominância denominava-se do tipo “nuclear”. No Piauí haviam cerca de 63,6% dos domicílios do tipo “nuclear”, enquanto a média brasileira era de 66,3%.

Os domicílios “nucleares” são aqueles cuja estrutura consiste em um único núcleo formado pelo casal, com ou sem filhos (inclusive adotivos e de criação) ou enteados. São também nucleares as unidades domésticas compostas por mãe com filhos ou pai com filhos, as chamadas monoparentais.

Parentes

Por sua vez, os domicílios com a conformação do tipo denominada “estendida” apresentava no Piauí um indicador de 22,9%, enquanto a média brasileira era de 16,5%.

A modalidade “estendida” é a conformação de domicílio constituída pela pessoa responsável com pelo menos um parente, formando uma família que não se enquadra em um dos tipos descritos como nuclear.

Outros

Por último temos os domicílios com a conformação do tipo “composta”, na qual o Piauí apresentava cerca de 1,1% dos domicílios, contra um indicador de 1,4% para o Brasil.

A modalidade do tipo “composta” é formada por aqueles domicílios constituídos pela pessoa responsável, com ou sem parente(s), e com pelo menos uma pessoa sem parentesco, podendo ser agregado(a), pensionista, convivente, empregado(a) doméstico(a) ou parente do empregado(a) doméstico(a).

Tópicos: indicador, piau?, im?veis