Piauí é o 3º do país em mortes por acidentes de trânsito associados ao uso de álcool

19/06/2023 11h18


Fonte G1 PI

Imagem: Moana Almeida/Arquivo PessoalCarro atingido por motorista embriagado em Teresina. Dois irmãos morreram e um jovem ficou gravemente ferido.(Imagem:Moana Almeida/Arquivo Pessoal)Carro atingido por motorista embriagado em Teresina. Dois irmãos morreram e um jovem ficou gravemente ferido.

O Piauí é o terceiro estado em mortes por acidentes de trânsito associado ao uso de álcool no país, apontou o dossiê “Panorama dos acidentes de trânsito por uso de álcool no Brasil”, do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), divulgado nesta segunda-feira (19), dia em que se celebra os 15 anos da Lei Seca no Brasil.

Segundo o levantamento, a taxa de óbitos em acidente de trânsito relacionados ao uso de álcool no Piauí foi de 9,3 por cada 100 mil habitantes, em 2021. Conforme o CISA, houve redução de 15% no índice, comparando 2010 e 2021.

Em internações pela mesma causa, o estado registrou taxa de 85,2/100 mil hab; a maior do Brasil. O CISA apontou ainda que houve um aumento de 78% no índice, quando comparados 2010 e 2021.

Os homens são as maiores vítimas, tanto de óbitos (90,5%), como de internações (85,3%). E os motociclistas têm tendência de aumento das internações, segundo análise do CISA, que avaliou o período entre 2010 e 2021.

A organização não-governamental, que é uma das principais referências no Brasil sobre o tema, classificou a situação do Piauí como “preocupante”, pois os índices estão acima dos nacionais: 36 internações/100 mil hab. e 5 mortes/100 mil hab.

O presidente do CISA, o psiquiatra Arthur Guerra, afirmou que uma das causas de acidentes envolvendo o uso de álcool é que ainda existem pessoas que acreditam, de forma equivocada, que a pouca ingestão não interfere na capacidade de dirigir.

“Em pequenas quantidades, o álcool já é capaz de alterar os reflexos do condutor e, conforme a concentração de álcool no sangue se eleva, aumenta também o risco de envolvimento em acidentes de trânsito graves, uma vez que ele provoca diminuição de atenção, falsa percepção de velocidade, aumento no tempo de reação, sonolência, redução de visão periférica e outras alterações neuromotoras”, disse.

Mais sobre a Lei Seca

O Brasil tem uma das legislações mais rigorosas do mundo sobre consumo de álcool e direção de veículos automotores. Dirigir sob efeito de álcool em qualquer quantidade é considerado crime no país.

A Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida como Lei Seca, foi aperfeiçoada ao longo dos anos. Ela estabelece tolerância zero para a presença de álcool no sangue de condutores e punições que vão de multas à prisão, como em casos de acidentes que resultem em homicídio culposo ou lesão corporal.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: brasil, acidentes, aumento