Piauí deve concluir apuração dos votos até às 20h, avalia presidente do TRE-PI

29/10/2022 09h44


Fonte Cidadeverde.com



A estimativa do desembargador Erivan Lopes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), é que a totalização dos votos válidos em todo o estado neste segundo turno aconteça até às 20h do domingo (30).

“Acredito que até Às 20h teremos concluído o processo de totalização dos votos. Estamos estipulando para as 20h anunciar o resultado da eleição aqui no estado”,
afirmou o magistrado em entrevista à TV Cidade Verde nesta sexta-feira (28).

No primeiro turno alguns municípios precisaram estender o horário de votação e distribuir senhas por conta das longas filas. Por conta do problema, o estado foi um dos últimos a iniciar a divulgação das parciais de apuração dos votos.

Como o Piauí só terá disputa presidencial no segundo turno do pleito, a expectativa do TRE-PI é que as seções eleitorais dos municípios piauienses não registrem longas filas e encerrem a captação dos votos no horário previsto pela legislação.

“No primeiro turno tivemos um pouco mais de demora no processo de captação e recepção dos votos por conta das filas. Eram cinco votos e nessa eleição será um único voto. Creio que pouco mais das 17h o processo de captação dos votos estará concluído”,
disse Lopes.
Imagem: Renato Andrade/Cidadeverde.comDesembargador Erivan Lopes(Imagem:Renato Andrade/Cidadeverde.com)Desembargador Erivan Lopes

Para o domingo, a Justiça Eleitoral manterá toda a rede de fiscalização mobilizada no primeiro turno. A ideia é que o efetivo das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Guarda Civil auxiliem no combate a eventuais crimes eleitorais.

“Não será tolerado qualquer manifestação que possa configurar pedido de voto ou a chama boca de urna. aqui no PI estamos com todo aparelho repressor preparado e montado. É um fator de inibição e esperamos que isso não aconteça”, concluiu o presidente do TRE-PI.


Tópicos: votos, processo, turno