Piauí descarta 8 casos suspeitos de febre maculosa e investiga mais 2 casos

20/06/2023 11h05


Fonte G1 PI

Imagem: Vinícius Rodrigues de SouzaCarrapato-estrela pode carregar a bactéria que causa a febre-maculosa.(Imagem:Vinícius Rodrigues de Souza)Carrapato-estrela pode carregar a bactéria que causa a febre-maculosa.

O Piauí descartou oito casos suspeitos de febre maculosa brasileira após exames laboratoriais e investiga mais dois casos, que aguardam resultados. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (19) pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS).

Os dois casos em investigação por Teresina são oriundos de Caxias, no Maranhão. Segundo o médico Walfrido Salmito, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da FMS, as duas pessoas com caso suspeito de febre maculosa foram atendidas na manhã desta segunda-feira no Instituto De Doenças Tropicais Natan Portela e voltaram para a cidade maranhense.

"O resultado pode demorar até 30 dias. Eles estão estáveis, não precisaram de internação e vão fazer o tratamento com antibiótico em casa",
explicou.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil foram confirmados este ano 53 casos da doença, dos quais oito resultaram em óbitos. A maior concentração de casos foi registrada nas regiões Sudeste e Sul, e de maneira geral ocorrem de forma esporádica.

Febre maculosa

De acordo o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de uma pessoa para outra.

Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, ela é transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, o carrapato-estrela é um dos principais vetores. No entanto, qualquer espécie do parasita pode carregar a bactéria.

Quais são os sintomas?

Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:

  • Febre
  • Dor de cabeça intensa
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia e dor abdominal
  • Dor muscular constante
  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
  • Gangrena nos dedos e orelhas
  • Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória

Tópicos: casos, febre, maculosa