Piauí cria política para estimular a cultura científica na rede estadual de ensino

10/01/2026 10h32


Fonte Secom

Imagem: Ascom SeducEntre as finalidades da nova política estão o incentivo à popularização das ciências, o estímulo à criatividade e à experimentação, o fortalecimento da iniciação científica nas esc(Imagem:Ascom Seduc)

 O Governo do Piauí sancionou a Lei nº 8.919, de 5 de janeiro de 2026, que institui a Política de Incentivo à Cultura Científica nas Escolas e inclui a Semana Estadual das Ciências nas Escolas no calendário oficial do estado. A nova legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 9 de janeiro e tem como objetivo fortalecer o ensino de ciências e tecnologias nas instituições de ensino da rede estadual.

A política estabelece diretrizes para promover a integração entre ciência, tecnologia, cultura e arte, valorizando também os aspectos humanísticos e a história das ciências. A lei prevê a articulação de programas e projetos com políticas de desenvolvimento econômico, social e cultural, além da criação de parcerias entre escolas, universidades, órgãos públicos, empresas e entidades da sociedade civil.

Entre as finalidades da nova política estão o incentivo à popularização das ciências, o estímulo à criatividade e à experimentação, o fortalecimento da iniciação científica nas escolas e a valorização da atividade docente por meio de formação continuada. A legislação também destaca a importância de promover a igualdade de gênero, com ações específicas para incentivar a participação de meninas piauienses na ciência.

A Semana Estadual das Ciências nas Escolas será comemorada anualmente no mês de outubro, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Durante o evento, serão organizadas atividades, estudos e pesquisas voltadas à divulgação científica. O governo estadual também se compromete a criar uma revista anual, física ou digital, para divulgar os principais trabalhos apresentados durante a semana.



Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: pol?tica, programas, escolas