Piauí avança no ranking nacional de energia elétrica e lidera geração renovável

09/09/2025 09h42


Fonte Governo do Piauí

O Piauí alcançou a 6ª posição no Nordeste e subiu cinco lugares no ranking nacional de qualidade de energia elétrica, reflexo dos investimentos do Governo do Estado, junto com o Governo Federal, e da concessionária responsável pelo setor. Além de ampliar sua infraestrutura eletroenergética, o estado se destaca na liderança da geração de energia a partir de fontes renováveis.

De acordo com Bruno Casanova Cerullo, superintendente de Mineração e Energias Renováveis (SUMER) da Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan), o Atlas Geoelétrico mostra que o estado está no caminho certo para expandir a rede de transmissão e distribuição, criando condições para atrair empresas e impulsionar o desenvolvimento econômico.

Apesar do avanço nos setores produtivos, o consumo residencial ainda lidera, registrando 4.586 GWh. Para o superintendente, esse dado demonstra não apenas a expansão do acesso, mas também a melhoria da qualidade de vida da população.
Imagem: Arquivo SecomEstado sobe cinco posições em qualidade de fornecimento e se consolida como potência em energia limpa no Brasil.(Imagem:Arquivo Secom)Estado sobe cinco posições em qualidade de fornecimento e se consolida como potência em energia limpa no Brasil.

A potência de geração centralizada já atinge 6,774 GW, com destaque para as fontes eólica (4,396 GW) e solar (2,100 GW). O estado se consolida na primeira posição de energias renováveis ficando à frente de estados como Minas Gerais, Bahia e São Paulo.

A geração distribuída também cresce de forma consistente, somando 0,768 GW em mini e microgeração. “Nosso objetivo é oferecer infraestrutura de qualidade para atrair investimentos e atender ao crescimento do consumo comercial e industrial, que aumentaram 5,32% e 6,16%, respectivamente”, afirmou Bruno Casanova.
Imagem: Arquivo SecomPiauí avança no ranking nacional de energia elétrica e lidera geração renovável(Imagem:Arquivo Secom)

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou que a expansão da malha elétrica é fundamental para garantir que a energia gerada chegue a todas as regiões do estado. “Estamos gerando energia limpa e superando a média nacional. O Piauí abriga o maior parque eólico da América do Sul em operação, o Complexo Lagoa dos Ventos, além de ocupar a 2ª posição nacional em potência instalada de usinas solares centralizadas. Estamos trabalhando para que esta produção esteja acompanhada do reforço na infraestrutura”, ressaltou.

CONFIRA AQUI DADOS NO PAINEL INTERATIVO

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: estado, energia, renov?veis