Piauí aumenta sua capacidade de investimento com equilíbrio fiscal e geração de emprego

17/01/2024 10h49


Fonte Governo do Piauí

O Piauí figurará como um dos três estados do país que mais geraram emprego e aumentaram sua economia. Foi o que apresentou o governador Rafael Fonteles em entrevistas na tarde desta terça-feira (16). O gestor atrela esse crescimento ao equilíbrio fiscal do estado e à geração de empregos no ano de 2023.

Rafael aponta que a expansão econômica também está ligada à captação de novas empresas e empreendedores no estado, refletindo na arrecadação. “O Piauí é um dos estados que mais aumentou sua economia, provavelmente se posicionará entre os três estados que mais gerou emprego e que mais cresceu sua economia, e isso reflete na nossa arrecadação, mesmo com a queda do FPE no segundo semestre”, apontou o gestor.

Somente em 2023, mais de 30 mil postos de empregos foram abertos no Piauí até o mês de novembro, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). As contratações formais representam 77,7% desse valor, seguido por microempreendedores individuais (18,2%) e concursos públicos (4,1%).

O governador destaca que o equilíbrio fiscal é uma das ferramentas prioritárias para continuar a manter investimentos na infraestrutura e nos serviços prestados pelo estado. “Uma das coisas que não posso abrir mão é o equilíbrio fiscal do Piauí. Só teremos capacidade de investimento se o estado conseguir equilibrar despesas e receitas, então estamos fazendo uma política financeira seguindo essa linha, de garantir o equilíbrio das contas para ter dinheiro para segurança, saúde e educação”, declarou Fonteles.

No ano de 2023, o Governo do Piauí alocou R$ 2,7 bilhões em investimentos públicos, um recorde histórico para o estado. Dessa quantia, 90% é proveniente de recursos próprios do Tesouro Estadual. Para os próximos anos, a capacidade própria do estado somada aos valores provenientes do novo Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), do governo federal, possibilitará novas obras e investimentos em diversas áreas.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook