Piauí atinge mais de 80% da população com as duas vacinas aplicadas

11/03/2022 13h18


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO painel mostra ainda que 91,91% da população geral já recebeu, pelo menos, a primeira dose das vacinas.(Imagem:Divulgação)O painel mostra ainda que 91,91% da população geral já recebeu, pelo menos, a primeira dose das vacinas.

Na manhã desta sexta-feira (11), o Piauí atingiu a importante marca de 80,02% de sua população com duas doses da vacina recebidas. As informações são do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O painel mostra ainda que 91,91% da população geral já recebeu, pelo menos, a primeira dose das vacinas. Ao todo, o estado já aplicou 6.701.060 doses de vacina entre D1, D2, Dose única e Dose de Reforço.

Na vacinação infantil, o estado chegou à marca de 71,85% das crianças de 05 a 11 anos com pelo menos a primeira dose da vacina. Ao todo, 238.143 crianças receberam a primeira dose dos imunizantes no estado, e dessas, 26.024 crianças já estão com segunda dose da vacina aplicada.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que a Sesapi está animada com o progresso da vacinação no estado, em todos os grupos, mas que é necessário manter o trabalho constante para que todos os piauienses recebam a vacina e fiquem protegidos contra o vírus.

“Conseguir essa marca de mais de 80 % de nossa população já vacinada com as duas doses é animador, mas nem por isso podemos relaxar e pensar que a pandemia acabou. O vírus ainda está ai e precisamos trabalhar duro para que todos os piauienses estejam vacinados contra a Covid-19”,
disse o gestor.

Herlon Guimarães, superintendente de Atenção Primaria à Saúde e Municípios, destaca que os números são bons, mas que para pensar em um final da pandemia é preciso sempre ter em mente a importância de uma vacinação homogênea tanto em nível estadual como a nível nacional e internacional.

“A vacina está aí, e no Piauí observamos a vacinação progredindo cada vez mais graças ao trabalho da Sesapi e de todos os envolvidos na execução das vacinas, mas precisamos ter em mente que todos precisam avançar na vacinação de forma semelhante para que a pandemia comece a ir embora”,
diz o superintendente.

Um dos pontos que ainda preocupa a gestão é o nível de aplicação de doses no que se refere às doses de reforço. O estado registra no seu vacinômetro apenas 32,28% da população já tendo recebido o reforço das vacinas, o que equivale a 1.061.285 pessoas com as três doses.

“Nossas equipes técnicas estão monitorando a situação e buscando formas junto às equipes presentes nos municípios de melhorar o nível de vacinação de reforço. A população precisa entender que mesmo recebendo as duas doses da vacina, a dose de reforço é essencial para garantir uma segurança extra para todas as pessoas. Também chamamos a atenção para os imunosuprimidos buscarem sua quarta dose assim que ela esteja disponível no seu município”, reforça o secretário.

Desde o início da vacinação no estado a Sesapi já distribuiu 7.169.694 doses para os 224 municípios piauienses. “Precisamos que todos os nossos estados atinjam níveis elevados de imunização de seus cidadãos, somente assim teremos um ambiente seguro dentro do Brasil, com o vírus sendo controlado e um nível menor de transmissibilidade e novos casos e óbitos”, destaca Florentino Neto.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, dose, sesapi