Piauà adere a Delegacia Virtual nacional para registros online de boletins de ocorrência
02/08/2021 15h31Fonte G1 PI
A partir desta segunda-feira (2), a população do Piauí poderá registrar boletins de ocorrência para investigação da Polícia Civil do Piauí por meio da plataforma de Registro de Boletim de Ocorrência Online, a Delegacia Virtual (Devir).
Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Devir integra o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas.
O registro de boletins de ocorrência online é realizado pela Polícia Civil do Piauí desde o ano de 2012 e teve seus serviços ampliados ao longo dos anos. Segundo a Polícia Civil, os registros online aumentaram principalmente com o início da pandemia da Covid-19, com as determinações distanciamento social.
Como realizar a denúncia:
A Devir poderá ser acessada de duas formas:
- A partir do site da polícia civil do Piauí , clicando no ícone "Sinesp/Delegacia Virtual"
- Ou diretamente na plataforma nacional do Sinesp
É importante destacar que para a realização do registro pela Delegacia Virtual, o usuário precisa ter cadastro no gov.br, que é uma forma de autenticação e identificação do cidadão que acessa os serviços do Governo Federal. Ao acessar a plataforma, é possível fazer o cadastro, caso o cidadão ainda não tenha.
Depois disso, nos dois casos, o sistema solicita os dados que devem ser inseridos para o registro do caso.
Há algumas restrições para o boletim de ocorrência online:
- A pessoa que comunica o fato ou o suspeito de praticar o crime não pode ser menor de idade;
- Não podem ser registrados casos em que ara a prática do crime tenha sido realizado arrombamento contra a coisa ou objeto (danos decorrentes de destruição ou rompimento de cadeado, lacre ou tranca em portas, janelas etc.);
- Não são registrados casos de subtração de veículo automotor;
- Não são registradas ocorrências envolvendo arma de fogo, munições, explosivos, medicamentos ou produtos químicos.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook