PI: prefeitos continuam no cargo mesmo tendo mandatos cassados

27/02/2016 08h35


Fonte G1 PI

O Piauí é o estado com maior número de prefeitos cassados, mas que ainda exercem suas funções. Desde 2012, 136 prefeitos tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral de acordo com um levantamento feito pelo G1. Na maioria dos casos, foi constatado compra de votos e abuso de poder econômico durante a campanha. Além disso, 93 prefeitos foram retirados dos cargos, mas retornaram através de recursos e liminares.

Outros estados brasileiros também estão na lista de maior número de cassações como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A cidade de Euclides da Cunha Paulista, localizada em São Paulo, trocou de prefeito cinco vezes nos últimos quatro anos.

No Piauí, dos 24 prefeitos cassados, apenas quatro não estão mais exercendo sua função. Na cidade de Castelo do Piauí, localizada no Norte do estado, o gestor ficou uma semana fora do cargo e uma nova eleição foi marcada, porém ele conseguiu suspender a decisão da Justiça e se mantem até hoje na prefeitura.

Para a professora aposentada, Maria Abene Abreu, a troca de gestores impede o desenvolvimento da cidade. “Na minha opinião atrapalha porque tem muitas coisas que dependem do prefeito, se for cassado, tem muita coisa que não pode passar a frente enquanto não for resolvido”, afirmou a professora aposentada, Maria Abene Abreu.

“Como nós temos um sistema recursial bastante amplo, extenso, com vários remédios e várias liminares, acaba havendo uma série de contradições entre decisões judiciais dentro da própria Justiça Eleitoral o que gera essa constante alternância de governantes municipais no poder”,
explicou o Rodrigo Artero, presidente da OAB de Presidente Prudente.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: prefeitos, cidade, cassados