PI: Município símbolo do Fome Zero, Guaribas, comemora vitória de Lula com a maior votação do país

01/11/2022 08h40


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoComemoração em Guaribas-PI.(Imagem:Reprodução)Comemoração em Guaribas-PI.

O município de Guaribas, cerca de 650 km ao Sul de Teresina, deu a Lula a maior votação percentual do país: 93%. Ao g1, moradores da cidade, que foi símbolo do Fome Zero em 2003, relataram como foi o período de campanha para a Eleição 2022, a apuração e, por fim, a comemoração da vitória do candidato do PT, na noite de domingo (30).

Segundo o IBGE,Guaribas tem pouco mais de 4.500 habitantes. Dos que estão aptos a votar no segundo turno da eleição, 2.949 votaram em Lula e 193 em Jair Bolsonaro. Vinte eleitores votaram em branco, 33 anularam o voto e 989 não votaram.

No início da noite, moradores se concentraram na praça central da cidade. Lá, eles acompanharam a apuração dos votos. Houve festa com música ao vivo, com banda e paredões de som, além de queima de fogos de artifício.

Após a confirmação da vitória de Lula, os eleitores fizeram uma carreata, percorrendo ruas do município. Durante o percurso, houve momentos de buzinaço, celebrando a eleição do petista.

"Foi o final mais esperado para a maioria dos moradores, um momento de muita felicidade. E, no final, uma festa muito boa, cheia de boas energias e muita gratidão. Felicidade está à solta aqui",
declarou Letícia Tolentino, de 17 anos.

A estudante votou pela primeira vez este ano e foi uma das eleitoras que escolheu Lula. "Estudei muito para ter certeza que não iria votar errado e me sinto orgulhosa de ter votado nele, que é um exemplo de democrata", declarou.

"Ele é popular aqui pelas oportunidades que nos proporcionou, oportunidades de trabalho e educação, por exemplo",
completou a estudante.

A adolescente se refere ao crescimento social e econômico que o Fome Zero proporcionou ao município. Antes do programa, Guaribas tinha um dos menores IDH do Brasil. A taxa de analfabetismo, por exemplo, era cerca de 58% em 2000 e em 2010 houve redução para 14,6%. Na saúde, a cidade atingiu 74,5% da cobertura do pré-natal e atualização no cartão de saúde de crianças de até sete anos.

O profissional de TI Eraques Folha, de 32 anos, acredita que a alta votação no candidato petista é resultado dessas conquistas feitas durante a gestão dele no passado e que a comemoração da vitória de Lula foi um reflexo do sentimento da maioria da população no município.

"A cidade está feliz. O Fome Zero foi um símbolo de superação para o povo em termos de cultura, desenvolvimento social e econômico também"
, explicou.

O estudante Gabriel Matias, de 18 anos, foi um dos eleitores que anulou o voto no segundo turno. “Eu votei no Bolsonaro no primeiro turno, mas no segundo turno, após assisti os debates, eu decidi votar nulo. Não achei um argumento que me levasse a votar em um dos dois candidatos”, afirmou.

O jovem disse que apesar de não ter votado em Lula reconhece que existe uma gratidão de grande parte da população da cidade em relação ao ex-presidente, agora eleito. Ele disse ainda que o clima do município durante a campanha foi tranquilo.

"Todo mundo se respeita. A maioria que votou em Bolsonaro é de idosos e não tem cabimento um jovem brigar com um idoso",
disse.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: lula, moradores, guaribas