PI é 1° Estado a lançar Plano 2030 alinhado ao desenvolvimento sustentável

13/12/2022 14h23


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoGovernador Regina Sousa destaca ações do Plano Piauí 2030(Imagem:Divulgação)Governador Regina Sousa destaca ações do Plano Piauí 2030

O Plano Piauí 2030 foi lançado nesta terça-feira, 13, no Palácio de Karnak. A governadora Regina Sousa disse que esse plano não é do Piauí e sim do mundo. "Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável é um traçado que a Assembleia Geral da ONU para diminuir a desigualdade em todos os setores" , diz, enfatizando que este plano visa mostrar os rumos que a gestão deve seguir para que até 2030 essas metas sejam atingidas.

Para a governadora, o plano fornece um elemento básico para elaboração do Plano Plurianual. "Esse plano tem, inclusive, os instrumentos de monitoramento ", diz. Ao expor o Plano, a secretária de Planejamento, Rejane Tavares disse que ele foi elaborado ao longo de 2 anos e meio e contém os objetivos e 169 metas a serem buscadas, observando os eixos de Meio Ambiente, do Trabalho, emprego e renda, de Infraestrutura e da Redução de Desigualdades.

O secretário indicado para o Planejamento a partir de 2023, Washington Bonfim, diz que esse plano alinha os interesses do Estado nas mais diferentes áreas a um acordo mais geral que são as ODS e isso se desdobra dentro da realidade local criando um Índice de Desenvolvimento Territorial.

"Isso dá concretude ao esforço que o Estado tem que fazer para melhorar as condições de vida da população a partir dos parâmetros internacionais que o ODS oferece", explica.

O Plano apresentado, segundo Bonfim, contém alguns pontos inseridos no Plano de Governo de Rafael Fonteles. "Esse Plano estava em andamento quando foi discutido o plano de governo e nesse caso , ele é um instrumento muito poderoso para alinhar as metas e indicadores que precisamos para desenvolver o estado", disse, declarando que o Plano Piauí 2030 desdobra indicadores internacionais para realidade local. "Ele é um plano de estado que dá solidez do ponto de vista técnico daquilo que faremos nos próximos 4 anos apontando números claros para cada território e para cada objetivo do desenvolvimento sustentável ", diz.

Ele disse que a ideia do Planejamento nos próximos 4 anos é aproveitar todas as possibilidades do Estado. "Quando você tem um plano como este que está estruturado e que foi pensado com a participação importante, isso nos deixa muito à vontade, sendo uma herança benigna para o Planejamento nos próximos 4 anos", disse.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews