PI: Apagão de energia deixa semáforos desligados, pessoas presas em elevador e celular sem internet

15/08/2023 12h10


Fonte G1 PI

Imagem: Lívia Ferreira/g1Box no Shopping da Cidade ficaram sem energia e permissionários fecharam as portas devido ao apagão em Teresina.(Imagem:Lívia Ferreira/g1)Box no Shopping da Cidade ficaram sem energia e permissionários fecharam as portas devido ao apagão em Teresina.

Um apagão nacional deixou várias cidades do Piauí sem energia elétrica a partir das 8h20 desta terça-feira (15). O fornecimento começou a ser restabelecido às 11h30. Entre os transtornos imediatos, as pessoas ficaram sem internet nos celulares, semáforos desligados e pessoas presas em elevadores.

Devido à falta de energia, escolas e faculdades públicas e particulares liberaram os alunos por volta das 9h para irem para casa, já que não há como utilizar equipamentos, como condicionadores de ar.

Procedimento à luz de celular

No ambulatório hospital do Satélite, na Zona Leste de Teresina, os médicos relataram que houve oscilação de energia antes de mesmo de cair de vez. Apesar da falta de energia o atendimento continuou para os pacientes não perderem a consulta.

“Um dos pacientes que tinha que tirar o pino, os fios que estavam enterrados, então tinha que fazer esse pequeno procedimento na luz do celular. A minha atendente segurando o celular, a mãe do paciente segurando o outro celular, e foi na luz do celular aqui pra poder resolver. Porque, senão, ela ia passar umas duas semanas esperando”,
relatou o ortopedista de plantão.
O médico disse ainda que atendeu sem registrar os pacientes, porque o prontuário eletrônico não estava funcionando, e dando as receitas no papel para não precisarem remarcar as consultas que podem demorar de 15 a 20 dias.

Conforme a Fundação Municipal de Saúde, os atendimentos ambulatoriais retomam apenas na quinta-feira (17), já que nesta quarta (16) é feriado pelo aniversário de Teresina.

Informe

A Fundação Municipal de Saúde informa que, em virtude do apagão de energia que acometeu diversos estados do Brasil, durante a tarde de hoje (15) só estarão em funcionamento os serviços de urgência e emergência. Portanto, os serviços ambulatoriais, como as UBS, CAPS, consultas agendadas e serviços administrativos, estarão fechados e retomam o serviço na quinta-feira (17).

Empresas sem funcionar

Muitas empresas sem geradores liberaram os funcionários e fecharam as portas, por não terem condições de atender sem eletricidade.

Os Bombeiros relataram cinco chamados para socorrer pessoas presas em elevadores, mas a estimativa é de que o número seja muito maior, mas a população está sem sinal de telefone e internet para acionar os militares.

Há relatos de falta de energia no Distrito Federal e pelo menos 10 estados, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Paraíba.

Quanto ao trânsito, a Superintendência Municipal informou que há agentes em campo para reduzir os transtornos causados pelo desligamento dos semáforos. Veja nota:

A superintendência municipal de transportes e trânsito (Strans), informa que por conta do apagão que está ocorrendo em todo o Brasil, a cidade de Teresina está sem energia. Consequentemente , os semáforos então sem funcionamento. O operacional dos agentes de trânsito está em campo nos principais cruzamentos da cidade para melhor controle do tráfego. Orientamos aos condutores, que se possível, evitem se deslocar nesse momento.

No Piauí, a Equatorial Distribuição Piauí informou que o motivo ainda está sendo apurado, mas que há registro de suspensão do fornecimento em cidades de todo o país. Uma das informações "preliminares", segundo a Equatorial, o apagão foi causado por "Esquema Regional de Alívio de Carga".

Veja detalhes na íntegra das notas da Equatorial Piauí:

Nota divulgada ao meio-dia:

Nota de Esclarecimento - Recomposição gradativa do sistema no Piauí

A Equatorial Piauí informa que uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados de todas as regiões do país, na manhã desta terça-feira (15).

A interrupção se deu às 8h31, com a interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda são apuradas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

A Distribuidora segue gerenciando as tratativas com o ONS, que coordena a recomposição do sistema de forma segura em todo o Brasil.

A empresa informa que o fornecimento já foi normalizado em parte dos municípios afetados no estado e segue ocorrendo de maneira gradativa. Neste momento, já houve recomposição parcial para os clientes impactados na capital e na região de São João do Piauí.

Assessoria de Imprensa - Equatorial Piauí


Veja a primeira nota divulgada pela concessionária, por volta das 9h:

O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.

Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul) a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.

Assessoria de Imprensa - Grupo Equatorial


Tópicos: energia, estados, equatorial