PF prende suspeitos de sequestrar funcionários da Caixa para roubar cofre da agência em Teresina

27/08/2022 11h02


Fonte G1 PI

Imagem: Catarina Costa/G1 PISede da Polícia Federal em Teresina.(Imagem:Catarina Costa/G1 PI)Sede da Polícia Federal em Teresina.

A Polícia Federal prendeu seis suspeitos de sequestrar funcionários da Caixa Econômica Federal e roubar cerca de R$ 490 mil do cofre da agência bancária na Zona Sudeste de Teresina, ocorrido em 2020. As prisões foram cumpridas nesta sexta-feira (26) durante a Operação Calceus.

Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí. De acordo com a PF, a organização criminosa usou de violência e grave ameaça contra os funcionários da Caixa e suas famílias.

Alguns meses após o roubo na Caixa, os investigados foram responsáveis pelo sequestro de um gerente de outra instituição financeira em Teresina, ocasião em que a Polícia Civil do Piauí prendeu em flagrante parte do bando criminoso.

Os suspeitos responderão pelos crimes de extorsão mediante sequestro, com pena entre 12 a 20 anos de reclusão, e por integrar organização criminosa.

O nome da operação Calceus, que significa sapato, refere-se à modalidade de crime conhecida como “sapatinho”, na qual o criminoso sequestra a família da vítima para obter a vantagem ilícita.

Tópicos: federal, caixa, pris?es