PF e Receita Federal realizam operação contra importação clandestina de eletrônicos no Piauí

19/10/2023 11h17


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoPF e Receita Federal realizam operação contra importação clandestina de eletrônicos no Piauí.(Imagem:Reprodução)PF e Receita Federal realizam operação contra importação clandestina de eletrônicos no Piauí.

A Polícia Federal (PF) e Receita Federal (RF) realizaram, nesta quinta-feira (19), a Operação GRADE A contra o crime de descaminho no Piauí. A investigação apura um esquema de importação clandestina de eletrônicos procedentes do Paraguai em cinco estados brasileiros.

Segundo os órgãos, a ação cumpriu 70 mandados de prisão preventiva e 95 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Piauí.

Além do crime de descaminho, as investigações apontam também a prática de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Cerca de 350 Policiais Federais e 53 servidores da Receita foram mobilizados pela operação.

Importação clandestina

As mercadorias provenientes do Paraguai, de acordo com a PF, são adquiridas por vendedores atacadistas e introduzidas irregularmente no mercado brasileiro para posterior revenda.

Segundo as investigações, os eletrônicos eram trazidos ao Brasil por entradas secundárias na fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, armazenados em pontos de apoio na região fronteiriça, e então transportados para outras regiões do país.

Esse trânsito se dava mediante a atuação de freteiros, que eram os responsáveis pela transposição da fronteira e entrega das mercadorias ao adquirente. O transporte até o destino era realizado por meio de veículos de pequeno porte equipados com compartimentos ocultos ou via caminhões, casos em que os volumes eram guardados em meio a cargas lícitas (frios, grãos, etc.).

A PF estima que os grupos investigados tenham internalizado milhões em mercadorias desde o início da pandemia de COVID, quando ocorreu o fechamento prolongado das fronteiras entre o Brasil e o Paraguai.



Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: paraguai, eram, mercadorias