Pessoas com HIV/Aids terão transporte intermunicipal gratuito a partir de janeiro no PI

23/12/2025 15h53


Fonte G1 PI

Imagem: Montagem g1 PI/ SesapiPessoas com HIV/Aids terão transporte intermunicipal gratuito no Piauí.(Imagem:Montagem g1 PI/ Sesapi)Pessoas com HIV/Aids terão transporte intermunicipal gratuito no Piauí.

Pessoas com HIV/Aids terão transporte intermunicipal gratuito no Piauí a partir de 23 de janeiro de 2026. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pelo secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz. O benefício será concedido por meio da Carteira do Passe Livre, disponível na plataforma Gov.pi Cidadão.

O anúncio ocorreu em reunião com órgãos públicos e entidades sociais. Durante o encontro, Antonio Luiz entregou simbolicamente a primeira Carteira do Passe Livre para Lismara Castro, de Esperantina, que vive com HIV/Aids há 26 anos. Segundo o secretário, a iniciativa vai facilitar o acesso ao tratamento.

“Essa política pública é essencial para quem vive com HIV/Aids no estado. Agora, essas pessoas poderão se deslocar dentro do Piauí sem fazer o pagamento do transporte. Com essa ação, elas vão poder realizar o tratamento sem a preocupação com o custo do deslocamento. É uma conquista importante para essa população", afirmou.

Lismara Castro, primeira beneficiária, destacou que a medida vai garantir mais qualidade de vida.

"Vou poder cumprir minhas consultas e buscar minha medicação sem perder a pontualidade. Isso promove qualidade de vida para muitas pessoas no Piauí, com liberdade de tratamento", afirmou.

Como solicitar o benefício

Para obter o Passe Livre, é preciso apresentar:

  • Laudo médico que comprove o diagnóstico;
  • Documento de identificação;
  • Comprovante de residência no Piauí.
  • O cadastro será feito na plataforma Gov.pi Cidadão e deve ser renovado todos os anos.

A Carteira do Passe Livre faz parte do projeto de lei do deputado estadual Thales Coelho, sancionado pelo governador Rafael Fonteles.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: tratamento, aids, carteira