Pesquisas na Serra da Capivara contestam teoria e são destaques no New York Times

29/03/2014 08h16


Fonte Portal do Governo do Estado do Piauí

Imagem: André PessoaClique para ampliarSerra da Capivara é destaque no New York Times.(Imagem:André Pessoa)Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi destaque, nesta quinta-feira (27), no jornal New York Times. A reportagem tratou das descobertas realizadas por pesquisadores do Parque que comprovam que o homem chegou ao que é hoje o Nordeste do Brasil há 22 mil anos, desafiando teoria conhecida como modelo de Clovis, antes dominante, que defende que o homem chegou pela primeira vez às Américas, vindo da Ásia, há 13.000 anos.

Os pesquisadores brasileiros sustentam a datação através de ferramentas de pedra encontradas nos sítio arqueológicos da Serra da Capivara, localizada no Sudeste do Piauí. Os estudos realizados no Parque são liderados pela pesquisadora e arqueóloga Niède Guidon, pioneira nas escavações na região, e contam com a participação de pesquisadores brasileiros e europeus.

Segundo a reportagem, a descoberta acrescenta ainda mais polêmica ao já conflitante universo das pesquisas arqueológicas. De acordo com o arqueólogo evolucionário Walter Neves, da Universidade de São Paulo, se a teoria for comprovada por outros centros de pesquisa na área, irá revolucionar tudo que se sabe sobre a chegada do homem às Américas.

"Se eles estão certos, e há uma grande possibilidade de que eles estejam, isso vai mudar tudo o que sabemos", disse Walter Neves.

De acordo ainda com a matéria, as pesquisas realizadas na Serra da Capivara integram um grupo de estudos que também contesta o modelo de Clovis. Paleontólogos do Uruguai e da França desenvolvem, atualmente, pesquisas que contrariam diretamente a datação de 13.000 mil anos.

Confira aqui a íntegra da matéria publicada no New York Times.

História

O Parque Nacional da Serra da Capivara, criado em 5 de junho de 1979, é uma unidade de conservação de proteção integral e está localizada nos municípios piauienses de Brejo do Piauí, Coronel José Dias, João Costa e São Raimundo Nonato.

O Parque ocupa uma das regiões de maior concentração de áreas arqueológicas do país, com seus desenhos pré-históricos, 737 sítios catalogados, onde foram encontrados esqueletos humanos e pinturas rupestres com cerca de 30 mil figuras coloridas representando cenas de sexo, dança e parto, entre outras.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: parque, serra, capivara