Pesquisadores pedem devolução de fóssil de dinossauro que seria do Piauí

27/08/2023 20h33


Fonte ClubeNews

Imagem: Marcos SalesCrânio do dinossauro Irritator(Imagem:Marcos Sales)Crânio do dinossauro Irritator

Pesquisadores do Brasil e da Europa pedem a devolução de um fóssil do dinossauro Irritator que seria do Piauí. O professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Juan Cisneiros, é paleontólogo e um dos seis pesquisadores que assina o pedido de repatriação.

O professor explicou ao Portal ClubeNews que o objeto saiu do Brasil em algum momento no início dos anos 90 e, atualmente, se encontra na Alemanha, especificamente na cidade de Stuttgart, no Museu de História Natural da cidade.

A gente sabe que ele saiu nessa época porque a pesquisa científica de conhecimento desse fóssil foi elaborada e publicada em 1996. Nessa pesquisa já se menciona que esse fóssil foi comprado pelo museu. O que é ilegal, já que é um bem da União; portanto, ele não pode ser comprado, nem vendido”, disse.

O pesquisador esclarece que essa venda se trata de um contrabando, que torna as buscas ainda mais difíceis, já que existem mecanismos para encobrir a ação considerada criminosa. Os fósseis saem por navios disfarçados de minerais ou pedras semipreciosas.

Fóssil pode ser piauiense

De acordo com pesquisas, o fóssil foi encontrado na região da Chapada do Araripe, que está na divisa de três estados: Piauí, Ceará e Pernambuco. Por isso, não sabe exatamente de onde ele foi extraído.

“Eu diria que é bem provável que tenha saído do Piauí porque o tipo de rocha na qual esse fóssil se encontra é bem mais comum aqui no Piauí. Mas ele também pode ter saído do Ceará. Isso é um problema muito comum com estes materiais contrabandeados, já que as informações se perdem no caminho”, disse.

Pesquisadores assinam documento

Juan Cisneiros e outros cinco pesquisadores assinam o documento solicitando a devolução do fóssil. Alguns desses profissionais trabalharam em um estudo recente feito sobre o dinossauro Irritator.
Imagem: Paula PedrosaProfessor Juan Cisneiros (Imagem:Paula Pedrosa)Professor Juan Cisneiros 

CARTA ABERTA – PEDIDO DE REPATRIAÇÃO

O estudo foi publicado há dois meses e criou polêmica no meio acadêmico e também nas redes sociais. E, por ideia de uma pessoa que trabalha na área de Direito, relacionado a objetos de valor cultural, foi feito essa iniciativa da carta solicitando a repatriação.

Além disso, o documento é uma carta aberta e qualquer pessoa pode assinar, ajudando os pesquisadores. Assine também clicando aqui.

“Qualquer pessoa pode entrar no link e assinar essa carta. E, dessa maneira, vai estar contribuindo com que um dinossauro volte para o Brasil. E é bem provável que ele volte paro o Piauí. Eu faço parte ativa dessa campanha e vou recomendar que a instituição de destino a esse fóssil seja no estado, especificamente no nosso museu”,
explicou.

Muita coisa terá ainda que acontecer para a ideia dos pesquisadores se concretizar, mas, segundo o professor Juan Cisneiros, tudo se encaminha para que o dinossauro seja repatriado para o Piauí.

 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: documento, piau?, dinossauro