Pesquisadores encontram fósseis mais antigos que dinossauros no Piauí e Maranhão

07/11/2015 09h15


Fonte Cidade Verde

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou que fósseis de anfíbios e répteis de aproximadamente 278 milhões de anos, mais antigos que os dinossauros, foram encontrados em municípios do Piauí e Maranhão.

A pesquisa do paleontólogo Juan Carlos Cisneros com outros cinco cientistas estrangeiros são do período Permiano, do final da era paleozoica, e servem como prova de que os continentes eram unidos há milhões de anos. Tanto que alguns dos fósseis encontrados no Nordeste brasileiro já foram achados na América do Norte e África do Sul.

Os fósseis foram achados na bacia do Parnaíba, que já é alvo de outras pesquisas em razão dos troncos petrificados, com os do Parque Nacional da Floresta Fóssil, no rio Poti, em Teresina (PI). Um deles fósseis corresponde ao crânio e parte do esqueleto de um anfíbio arcaico que habitou lagos tropicais no Nordeste. O animal foi batizado de Timonya anneae em homenagem ao município de Timon (MA), onde foi descoberto. De acordo com Cisneros, o animal era carnívoro e lembraria uma salamandra aquática e uma enguia.

Imagem: DivulgaçãoPesquisadores encontram fósseis mais antigos que dinossauros no Piauí e Maranhão.(Imagem:Divulgação)

Outra espécie encontrada na região de Nazária (PI) e foi batizada de Procuhy nazariensis, nome que na língua timbira significa "sapo de fogo". Trata-se de um anfíbio que vivia submerso na água e cujos fósseis foram achados em uma formação geológica conhecida como Pedra de Fogo.

O pesquisador explica que as duas espécies não eram nem sapos ou salamandras. Os estudiosos acreditam que os animais faziam parte de um grupo já extinto.

Também foram encontrados um anfíbio de dimensões semelhantes as de um jacaré pequeno, cujos parentes viveram no Paraná e África do Sul, e um réptil parecido com uma lagartixa, que só tinha sido visto até então na América do Norte.

"O primeiro réptil encontrado aqui na região dessa idade, é precisamente uma espécie que já era conhecida na América do Norte, precisamente nos estados do Texas e de Oklahoma nos Estados Unidos. Isso significa que a fauna do Piauí tinha uma relação, uma conexão com a fauna daquela região, hoje em dia parece estranho, mas temos que lembrar que naquela época os continentes estavam unidos, formando o que a gente conhecia como a Pangeia, então a América do Norte estava coladinha com a América do Sul e realmente não é tão difícil que os animais pudessem habitar uma área compartilhada entre os Estados Unidos e o Brasil, e agora a gente pode comprovar que isso de fato aconteceu. Nós temos uma espécie de réptil em comum entre os Estados Unidos e o Brasil na era paleozoica", explixa o pesquisador Juan Carlos Cisneros.

A pesquisa contou com financiamento de órgãos de diversos países, com visita de especialistas argentinos ao Piauí e o envio dos fósseis para trabalhos nos Estados Unidos. Cientistas da África do Sul, Reino Unido e Alemanha também estiveram envolvidos nos trabalhos.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews