Pesquisadores do IFPI criam câmara capaz de destruir o coronavírus em superfícies

22/10/2020 15h04


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução /TV ClubeCâmara de desinfecção é desenvolvida por pesquisadores do IFPI.(Imagem:Reprodução /TV Clube)Câmara de desinfecção é desenvolvida por pesquisadores do IFPI.

Pesquisadores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) desenvolveram uma câmara de desinfecção que auxilia na limpeza de produtos que podem estar contaminados com o coronavírus. O equipamento foi criado para limpar superfícies que sejam feitas de plástico, vidro e metal.

Segundo o professor Antônio Francisco Melo, membro do programa de pós-doutorado do curso de Engenharia de Materiais do IFPI, depois que a embalagem é colocada no equipamento, uma luz ultravioleta é ativada e uma solução desinfectante é aplicada para destruir o vírus.

A máquina é formada por um tambor de 200 litros e, somando todo com os materiais usados para a desinfecção, o custo para a confecção do equipamento foi de R$ 2 mil.

"Estamos atrás de uma parceria público-privada para desenvolver o equipamento e disponibilizá-lo em um preço mais em conta. O nosso objetivo é reduzir o custo para poder comercializar por R$ 1mil", explicou o professor.

Para a criação da câmara, de acordo com o pesquisador, foram utilizadas técnicas de descontaminação já existentes para combater o vírus. "A gente conseguiu juntar em um equipamento todas as tecnologias mais avançadas para eliminar o novo coronavírus. São três técnicas que podem ser usadas de forma simultânea ou sequenciada, tudo isso, de forma automatizada", relatou.

O pró-reitor de pesquisa do IFPI, José Luiz de Oliveira, informou que o equipamento, além oferecer conhecimento científico, oferece uma perspectiva social que pode ajudar a vida de milhares de brasileiros.

"Ele cumpre uma função básica dos institutos que é oferecer soluções básicas e relativamente simples para a sociedade. É uma máquina que precisa ser produzida urgentemente e vai trazer resultado para a população", pontuou.