Pesquisadora negra ativista e professora da Uespi é nomeada para equipe de transição do governo Lula

17/11/2022 08h31


Fonte G1 PI

A pesquisadora negra ativista e professora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Iraneide Soares da Silva, foi nomeada para a equipe de transição do governo Jair Bolsonaro para o governo Lula. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

"Nós já atuávamos nos bastidores da transição, digo nós porque estou presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores Negras, então de repente veio o convite para fazer parte oficialmente da comissão. E partindo do estado que mais deu votos ao presidente Lula nos dois turnos, se faz muito importante essa representação",
afirmou a professora.

Iraneide é natural de Pernambuco, mas mora no Piauí há 13 anos e é professora da Uespi há 10 anos. Ela é doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em História pelo Uniceub (DF).

Além disso, também é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Memória da Escravidão e do Pós-Abolição da Uespi.

O processo de transição está previsto na legislação e permite que o presidente eleito forme uma equipe com 50 cargos remunerados. A equipe de Lula foi dividida em 31 grupos técnicos divididos por temas. A doutora Iraneide irá atuar na área de Ciência e Tecnologia.

"Essa área de pesquisa e ciência não é um lugar que as pessoas pretendem ver pessoas negras. Mas nós ocupamos esses espaços também e por meio dele buscamos a representatividade para nossas pautas e lutas. É muito importante esse reconhecimento por parte do governo Lula",
explicou a doutora Iraneide.

No campo do ensino e da pesquisa, Iraneide tem atuado especialmente nos temas de educação para as relações étnico-raciais. Recentemente, segundo a professora, tem pesquisado sobre histórias e trajetórias de mulheres negras afroatlânticas e cidades negras do séc. XIX e políticas de ações afirmativas.

Grupo de transição

O ex-governador de São Paulo, Alckmin, fez o anúncio de mais nomes do grupo nesta quarta-feira na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde trabalha a equipe de transição. Entre os presentes ao anúncio também estavam a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante.


Tópicos: iraneide, professora, lula