Período chuvoso inicia plantio do caju no Piauí que tem expectativa de produção para a agricultura

20/01/2023 12h12


Fonte Comunicação FETAG-PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPeríodo chuvoso inicia plantio do caju no Piauí que tem expectativa de produção para a agricultura.(Imagem:Divulgação)
Agricultores rurais de Morro Tunico, zona rural do município de Alagoinha do Piauí, já estão se preparando para a produção do caju. Nesta época do ano, com aumento das chuvas, o plantio da fruta está a todo vapor.
 
Alagoinha do Piauí, na região de Picos, é uma das áreas produtoras de caju no Estado. Enquanto isso, o agricultor já começou a preparar as terras para o plantio. Este ano, o agricultor familiar Francinaldo de Sousa está mais otimista em relação à safra do ano passado, porque a expectativa das chuvas na região já é positiva.
 
Segundo a produtora rural, Laneilda Rocha, filha de Francinaldo, a colheita feita na região em 2021 teve uma produção maior em comparação com a safra de 2022 que foram recolhidas e comercializadas 6 mil toneladas da fruta. “Hoje iniciamos o plantio das mudas de caju. Ficamos muito animados com as chuvas dos últimos dias. Tanto meu pai como eu temos roças na região, choveu e a terra está molhada e isso é muito bom”, disse.
 
O Secretário de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), Libório Moura, explicou que o período das chuvas anima muito o agricultor familiar, principalmente aqueles da região 1 (Sul) onde as chuvas começaram em novembro e vai até janeiro como também na região 2 (Norte) que se inicia em janeiro e vai até março. “Isso beneficia o agricultor que está plantando o seu feijão, milho, a mandioca, o caju. Acreditamos que o Piauí terá sim uma boa produção para 2023”, disse.
 
Até a colheita da nova área de plantio é necessário esperar 2 anos para que a produção da fruta seja realizada. Mas nas outras áreas já plantadas o período da colheita deve ser generoso. Ficar de olho no clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura são algumas das decisões que o agricultor rural precisa tomar durante o plantio. 
 
“Nas duas safras não tivemos o que reclamar, foram maravilhosas e tiramos muito caju a expectativa para este ano também deve ser ótima. O caju serve para várias coisas porque tem o doce que é muito bom, tem a castanha, tem o suco e a cajuína que é maravilhosa”, pontuou Laneilda Rocha.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: plantio, agricultor, chuvas