Penitenciárias do Piauí ganharão novas vagas em reforma; superlotação ainda é um problema

03/06/2023 10h29


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/OAB-PIPenitenciárias do Piauí ganharão novas vagas em reforma; superlotação ainda é um problema(Imagem:Divulgação/OAB-PI)Penitenciárias do Piauí ganharão novas vagas em reforma; superlotação ainda é um problema

O Secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, anunciou que a penitenciária Irmão Guido, localizada em Teresina, ganhará 80 novas celas e a unidade penal José de Deus Barros, em Picos, 201. A ação compõe a reforma geral que será realizada nos dois locais.

De acordo com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), além da ampliação de celas, as unidades prisionais passarão por reformas sanitárias, hidráulicas e elétricas.

A Colônia Agrícola Major César, que também teve a reforma autorizada recentemente, contará com 152 novas celas.

Superlotação em penitenciárias do Piauí

No Brasil, a taxa era de 67% de superlotação em 2020. Os estados com maiores taxas eram Roraima (313%), com quase 2,9 mil presos para cerca de 700 vagas; e Amazonas (171%), com quase 10 mil presos para cerca de 3,5 mil vagas.

O Piauí atingiu, em 2019, a taxa de 98% de superlotação, com cerca de 4,7 mil detentos inseridos no sistema prisional, que contava na época com 2,3 mil vagas.

O percentual em 2023 caiu para 64%, devido à inauguração da Cadeia Pública de Altos, segundo a Sejus. Foram oferecidas 603 novas vagas, e o número de presos aumentou em 174 pessoas. No entanto, apesar da redução, a superlotação de unidades penais segue como uma problemática recente no Piauí.

Para profissionais que atuam nas unidades prisionais do Estado, essa redução é pouco notada. Segundo Vilobaldo Carvalho, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), houve, na verdade, uma piora na superlotação de penitenciárias.

"Nós temos é uma piora. Estou com os dados recentes aqui de comparação entre maio do ano passado e maio deste ano houve um incremento de mais de 800 pessoas, então não há uma redução", declarou Vilobaldo.

Metade dos presos do Piauí são provisórios

O número de presos provisórios - detentos à espera de julgamento - alcançou o menor índice dos últimos cinco anos no Piauí em 2020, o que não foi o suficiente pra tirar o estado de uma das piores posições do país, com o segundo maior índice.

O percentual de presos provisórios é de 49,3%, cerca de metade do total de detentos. Os dados são do Raio-X do Sistema Prisional, feito pelo Monitor da Violência, levantamento exclusivo do g1 em todo o país.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui