Penitenciária do PI suspende até visitas virtuais após aumento de casos de Covid entre detentos

17/04/2021 13h01


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoPenitenciária do PI suspende até visitas virtuais após aumento de casos de Covid entre detentos(Imagem:Divulgação)Penitenciária do PI suspende até visitas virtuais após aumento de casos de Covid entre detentos

A Secretaria de Justiça do Piauí suspendeu as visitas virtuais e todos os outros deslocamentos internos de presos na Penitenciária Regional José Arimatéia Barbosa Leite, em Campo Maior, a 84 km de Teresina. Os casos de Covid-18 entre detentos aumentaram e a medida, que vai durar 15 dias, tem como objetivo conter a disseminação da doença na unidade.

Segundo a Secretaria de Justiça, a unidade tem 246 presos custodiados na unidade e quatro testaram positivo para a Covid, mas outros 50 aguardam resultado de testes da doença. Por conta disso, uma portaria assinada em 13 de abril pelo secretário de Justiça Carlos Edilson determinou a adoção das medidas.

“Considerando a realização de testes para detecção de coronavírus em internos da Penitenciária Regional de Campo Maior (...),os quais constataram alguns casos de contaminação pela Covid-19, todos devidamente notificados aos órgãos de saúde. (...)”, diz o documento, determinando a suspensão, “pelo período de 15 dias, do deslocamento de internos para a área administrativa da Penitenciária” (...) e “a realização de visitas presenciais ou por videoconferência e o atendimento virtual ou presencial a advogados”.

Pelo mesmo período, a portaria determina que sejam priorizados atendimentos e testes relacionados à Covid e que a medida só pode ser descumprida em casos de determinação judicial ou para procedimento relacionado à doença.

Até o momento, segundo a Sejus, não há outras unidades prisionais em situação semelhante. Ao todo, 978 testaram positivo e, desses, 957 já tiveram alta. Ao todo, há cerca de 4 mil custodiados em todo o estado. Houve apenas um óbito desde o início da pandemia e, no momento, há 20 detentos com a doença. Estes ficam isolados nas unidades prisionais onde estão presos.

Policiais penais pedem vacina


Vilobaldo Carvalho, vice-presidente do sindicato dos policiais penais do estado do Piauí, disse ao G1 que apenas cerca de 90, entre os 800 servidores do estado, foram vacinados contra a Covid.

“Vacinar os policiais penais é a melhor solução. Estão suspensas as visitas e agora até as visitas virtuais, então o contato do detento com o mundo externo é com os policiais penais. Vacinar a categoria protege não apenas o servidor, mas todo o sistema prisional. Depois que o preso está com a doença, para controlar dentro do presídio é bem mais difícil”, declarou.

Uma lei foi aprovada no estado e incluiu policiais penais nas forças de segurança, consideradas prioritárias para a vacinação. Contudo, até o momento só foram vacinados os servidores com idades entre 55 e 60 anos.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina, responsável pela distribuição de doses entre os grupos prioritários na capital, ainda vai informar qual a data prevista para a vacinação da categoria.

A vacinação no interior do estado também fica a cargo de cada secretaria municipal de saúde, que não tem previsão para acontecer porque depende do número de doses enviadas. Além de Teresina e Campo Maior, há unidades prisionais em Altos, Picos, Floriano, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Esperantina, Bom Jesus e Oeiras.

Tópicos: policiais, testes, internos