Penitenciária de Parnaíba registra motim um dia após fuga de detentos

16/12/2015 07h44


Fonte G1 PI

Um dia após a rebelião que durou quase 10 horas na Casa de Custódia de Teresina, detentos da Penitenciária Mista de Parnaíba, litoral do estado, promoveram um princípio de motim no início da noite desta terça-feira (15). Na segunda-feira (14), dois detentos fugiram do presídio.

Com agentes penitenciários em greve, os internos saíram das celas e foram ao pátio no objetivo de se rebelarem. Um vídeo enviado ao G1 mostra o momento em que os policiais tentam conter o motim. Nas imagens é possível ver que os presos colocaram fogo em objetos na área do pátio.

Imagem: Cidade VerdePenitenciária de Parnaíba registra motim um dia após fuga de detentos.(Imagem:Cidade Verde)

De acordo com a Secretaria de Justiça do Piauí, as Polícias Militar e Civil do litoral foram acionadas para conter os presos. O órgão confirmou ainda que os detentos de quase todos os pavilhões participam do motim.

Ainda no final da tarde, um preso foi agredido dentro de uma das celas e chegou a sofrer tentativa de homicídio por parte dos demais detentos. Agentes que estavam de plantão perceberam a confusão e agiram evitando mais uma morte dentro de unidades prisionais do Piauí. O detento agredido foi levado ao Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Heda), onde recebeu os primeiros atendimentos.

Após ter recebido alta, o interno agredido foi reecaminhado à Penitenciária Mista de Parnaíba. Ele permanece isolado dos demais presos da unidade, que funciona acima da sua capacidade, com 465 detentos.

Na segunda-feira (14), dois detentos fugiram da Penitenciária Mista de Parnaíba e até esta terça-feira (15), ainda não haviam sido recapturados.

Rebeliões
Desde domingo (13), a situação é de caos no sistema penintenciário do Piauí. Primeiro, na Penitenciária Irmão Guido, onde um preso foi assassinado de forma brutal no final de semana.

Já na segunda (14), ocorreu uma rebelião na Casa de Custódia envolvendo os mais de 800 detentos. Presos do pavilhão H chegaram a quebrar a grade que dá acesso às dependências da unidade prisional e a atear fogo em colchões. Houve um principio de incêndio.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui