Parto de bebê morto leva dois dias e família denuncia demora em atendimento

25/04/2018 08h12


Fonte Cidadeverde.com

No último domingo (22), deu entrada na Maternidade dona Evangelina Rosa, Valesca Silva Honório, que estava grávida e acabou perdendo o bebê com diagnostico de morte fetal. Somente na tarde de terça-feira (24), Valesca teve o bebê morto e familiares da paciente reclamam que houve falta de atitude da equipe que atendeu Valesca na Maternidade para retirar o natimorto.

Pelos relatos, os parentes estavam com medo de Valesca morrer por causa da demora na realização do parto.

Hoje a tarde a Maternidade Evangelina Rosa emitiu nota de esclarecimento dizendo que nesses casos é necessário o uso de medicamentos para induzir o parto normal, a fim de evitar infecção na mãe, como foi feito pela equipe. Além disso, a nota diz que a família foi informada sobre todo o protocolo, e que inclusive, foi dito que a espera pelo parto normal pode durar até 15 dias.

“A equipe seguiu todo o protocolo de assistência para casos de morte fetal, padronizado pela Instituição. Trata-se do uso de medicamentos para indução do parto normal a fim de evitar infecção na mãe",
diz parte da nota.

A paciente, conforme informou através da nota a Maternidade, foi para o Centro Obstetrício onde entrou em trabalho de parto somente hoje.

Veja a nota da MDER na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) informa que paciente Valesca Silva Honório acaba de parir natimorto. Ela deu entrada nesta Unidade Hospitalar no dia 22/04/2018, às 14h40 com diagnóstico de morte fetal. A equipe da Mder seguiu todo o protocolo de assistência para casos de morte fetal, padronizado pela Instituição. Trata-se do uso de medicamentos para indução do parto normal a fim de evitar infecção na mãe.

Ressaltamos, ainda, que a família da jovem foi comunicada de todo o procedimento de indução do parto que, segundo o protocolo, a espera pelo parto normal pode durar até 15 dias. Além disso, está recebendo, desde seu ingresso na Casa, toda a assistência multiprofissional necessária.

Colocamos-nos à disposição para informações posteriores

Atenciosamente,
Ascom/Mder


Tópicos: casos, equipe, parto