Parque Serra da Capivara vai receber 50% dos visitantes e reabrir menos circuitos

08/09/2020 18h32


Fonte Cidade Verde

Imagem: ReproduçãoParque Serra da Capivara vai receber 50% dos visitantes e reabrir menos circuitos(Imagem:Reprodução)
 Após seis meses fechado, o Parque Nacional Serra da Capivara recebe a partir desta terça-feira (8) visitantes com uma série de restrições para evitar a propagação do novo coronavírus.

Patrimônio da Humanidade, o parque - a mais antiga concentração de sítios pré-histórico - tem mais de 100 mil hectares em uma área que engloba quatro municípios. Entre eles, São Raimundo Nonato, que é uma das portas de entrada do turista. O local tem mais de 1.300 sítios arqueológicos e os achados no parque mudaram a história do povoamento das Américas.

A chefe do parque Marrian Rodrigues informou que serão reabertas oito circuitos turísticos no parque com medidas de proteção para o turista e para os servidores.

Medidas restritivas:

Número de visitantes reduzido a 50%;

Visitação conduzida por grupo de no máximo oito pessoas, incluindo crianças, preferencialmente do mesmo grupo familiar ou que viagem juntas;

Para grupos escolares ou que caracterizem excursões, o permitido é de 24 pessoas, sendo três grupos visitando o mesmo circuito por vez;

Priorizar o agendamento de visitas;

Uso de máscaras e álcool em gel;

Distanciamento de 2 m;

Em hipótese alguma deve ser disponibilizado alimento aos animais silvestres;

O visitante deverá dar a destinação adequada a seu lixo gerado, pois não haverá coleta de lixo no parque;

Visitação será de 7h às 17h.


"Será uma abertura gradual e monitorada. Vamos abrir os circuitos com áreas mais abertas, continuam fechados os boqueirões e as áreas mais úmidas", afirmou Marrian Rodrigues.

Ela conta que em alta temporada, o Boqueirão da Pedra Furada recebe em média 500 visitantes e durante a pandemia será reduzida para metade.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: parque, medidas, visitantes