Parceria entre Sempi e Copom fortalece atendimento a mulheres em situação de violência

21/02/2024 12h12


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) promoveu, nesta terça-feira (20), uma reunião com a equipe do 190 como propósito compreender o fluxo de atendimento às mulheres e integrar ações para aprimorar o suporte oferecido às vítimas de violência.

Durante a reunião, foram discutidos detalhes do canal de atendimento “Ei, Mermã, Não se Cale!”, buscando fortalecer a rede de proteção e acelerar o atendimento a mulheres que procuram apoio ou denunciam violência.
Imagem: DivulgaçãoParceria entre Sempi e Copom fortalece atendimento a mulheres em situação de violência.(Imagem:Divulgação)Parceria entre Sempi e Copom fortalece atendimento a mulheres em situação de violência.

A Sempi foi representada pela diretora de Enfrentamento à Violência, Ana Cleide Nascimento, e pela gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, as quais dialogaram com a equipe do 190, coordenada pelo Coronel Cláudio Pessoa, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Major Francisca Leoneide, o gerente de Operações, Wrandi Costa, e a coordenadora Operacional, Major Eliane.

A gerente Joelfa enfatizou a importância do diálogo para entender a operacionalidade do canal 190 e obter dados relevantes de atendimento. Ana Cleide, diretora de Enfrentamento à Violência, também ressaltou essa importância e acrescentou: “A reunião foi importante para conhecermos como se dá o fluxo de atendimento às mulheres que buscam o 190 e como se dá a integração entre o 190 e o Canal Ei, Mermã, Não se Cale!, de forma a agilizar o atendimento às mulheres que buscam apoio ou denunciam violência”, explicou.
Imagem: DivulgaçãoFoi realizado encontro com propósito compreender o fluxo de atendimento a mulheres e integrar ações para aprimorar o suporte oferecido às vítimas de violência.(Imagem:Divulgação)Foi realizado encontro com propósito compreender o fluxo de atendimento a mulheres e integrar ações para aprimorar o suporte oferecido às vítimas de violência.

A Sempi destaca a abrangência da rede estadual de atendimento, incluindo o serviço 180, disponível por ligação ou WhatsApp, e a Central “Ei, mermã, não se cale” (0800 000 1673), que oferece atendimento psicossocial imediato e integra as mulheres à rede de proteção e monitoramento. O Painel do Ligue 180 busca promover transparência e fortalecer estratégias no combate à violência contra a mulher. Para mais informações, acesse www.gov.br/mulheres/ligue180 .

O Centro de Operações Policiais Militares (Copom), por sua vez, é responsável pelo recebimento e processamento de chamadas de urgência e emergência pelo número 190, e desempenha papel essencial nesse cenário, buscando garantir a segurança e proteção das mulheres.

Tópicos: mulheres, atendimento, sempi