Pandemia agravou o sistema de transporte público de Teresina, diz ex-superintendente da Strans

15/06/2021 18h23


Fonte cidade verde

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarovid-19 agravou o sistema de transporte público d(Imagem:Reprodução)

O ex-superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Weldon Bandeira, afirmou que a pandemia da Covid-19 agravou o sistema de transporte público de Teresina. A declaração foi dada durante a sessão desta terça-feira (15) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público.

De acordo com Weldon Bandeira, com as medidas restritivas o transporte público de Teresina caiu de 220 mil viagens diárias para 22 mil viagens. De 400 veículos, foi reduzido um ônibus por linha, o que representa 22% do sistema.

"Começou o desequilíbrio por aí. Quando saiu as medidas que apenas os trabalhadores essenciais poderiam trabalhar, a demanda do transporte público caiu para 10 mil viagens diárias, representa 5%, então foi mantido a frota mínima", explicou.

Para o ex-gestor, o transporte público precisa de uma reformulação do projeto inicial. Segundo ele, não é o poder público que vai resolver a situação, precisa reduzir custos do sistema para que eles não sejam repassados ao município.

"Cabe a prefeitura repensar a tarifa estudantil, a Câmara rediscutir aa gratuidade e o governo do estado rever alguns impostos que incidem sobre o sistema", comentou.


Tópicos: sistema, transporte, viagens