Pacientes oncológicos do Hospital São Marcos denunciam demora para retorno dos tratamentos
23/05/2025 08h19Fonte ClubeNews
Apesar do anúncio no início do mês do retorno dos atendimentos oncológicos pelo Hospital São Marcos, pacientes reclamam que ainda não retomaram seus tratamentos.
Luís Fernando Barbosa, de 21 anos, foi diagnosticado com linfoma, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, no ano passado. Ele chegou a fazer três sessões do tratamento no Hospital São Marcos, mas a previsão é um total de 12 sessões.
O atendimento, no entanto, foi interrompido devido à suspensão ocasionada pelo impasse envolvendo os repasses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que foi solucionada após repasse de R$ 7,5 milhões do Ministério da Saúde.
Apesar da convocação dos pacientes para dar continuidade aos atendimentos, Luís Fernando não foi chamado . A unidade hospitalar estaria desprovida de um dos medicamentos utilizados na quimioterapia.
“É preocupante e é pior ainda porque o câncer não afeta só você, afeta também as pessoas que estão ao seu redor. Eu fico imaginando a minha família, não é só a minha família. São mais de mil pacientes que também estão esperando. Como está a família desse povo? Deve estar todo mundo desesperado igual à minha. É revoltante”, criticou.
Em entrevista à TV Clube, a tia do jovem, Leilane Barbosa, disse que mesmo havendo a alternativa de o remédio ser emprestado ao hospital, a direção não concordou, deixando o jovem há quase um mês e meio sem o serviço.
“Desde o dia 11 de abril ele [Luís] está sem fazer a quimioterapia. O hospital diz que já está chamando as pessoas, que é para aguardar em casa, porém, o Luís Fernando já está hoje há 41 dias e nunca foi chamado. A gente liga para o hospital, vai lá atrás e não tem a medicação. Chega a medicação, mas a dele não chega”, lamentou.
O que diz o hospital
Em resposta, a administração do Hospital São Marcos enviou uma nota informando que os atendimentos no local foram retomados desde o dia 4 de maio e que as sessões vêm ocorrendo diariamente. Além disso, segundo o hospital, mais de mil pessoas já foram chamadas, com uma média de 130 atendimentos por dia.
Quanto à situação de Luís Fernando, a gestão argumentou que o retorno do tratamento está agendado para esta sexta-feira (23) e que a família já havia sido comunicada previamente. O hospital também destacou que já adquiriu o medicamento que estava em falta e que o rapaz poderá fazer as sessões com as quatro substâncias necessárias.
Resposta da FMS
A TV Clube também entrou em contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), que assegurou que todos os repasses financeiros estão regularizados.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook