Pacientes em fila de cirurgias eletivas devem atualizar dados cadastrais

16/08/2023 10h53


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aprovou em reunião da Comissão Intergestora Bipartite, o prazo de dez dias (a contar da data da convocação dos gestores municipais) para atualização do cadastro de pacientes que estão na fila da Regulação Estadual para cirurgias eletivas.

A medida visa qualificar a fila e agilizar o acesso aos procedimentos, sendo necessário, portanto, que os usuários se direcionem às Unidades Básicas de Saúde de seus municípios e que os gestores municipais realizem busca ativa.

O prazo para o início da atualização cadastral começa nesta quinta-feira (17), quando os municípios terão dez dias para entregar os documentos atualizados para a Sesapi, como explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Imagem: DivulgaçãoO prazo para o início da atualização cadastral começa nesta quinta-feira (17).(Imagem:Divulgação)O prazo para o início da atualização cadastral começa nesta quinta-feira (17).

“Desde o início do programa Saúde em Dia, notamos que alguns pacientes não estavam sendo localizados, mesmo após diversas tentativas de contatos, pelos telefones deixados em nossos hospitais. E com a intenção de atender toda a população, que necessita dessas cirurgias, estamos contando com a colaboração dos gestores municipais para a atualização do cadastro dos seus moradores que estão na fila da regulação estadual”,
disse o superintendente.

Com os dados atualizados dos pacientes, que estão nas filas para as cirurgias eletivas, a Sesapi poderá seguir com os procedimentos para zerar as filas através do programa Saúde em Dia, que já conseguiu atingir a meta em seis hospitais estaduais.

“Nosso objetivo é atender toda a população que está na fila, e só conseguimos com as informações atualizadas, pois muitas pessoas acabam mudando de telefone, com frequência e não voltam aos hospitais para informar. E com isso chegar a meta do nosso programa de zerar a fila de cirurgias eletivas, o que seis unidades de saúde do estado já conseguiram”,
lembra o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: sesapi, cirurgias, eletivas