Pacientes do HUT sofrem em macas no corredor e meio a poeira de obra

14/11/2015 08h43


Fonte G1PI

Os pacientes do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) passam por um drama. Além de aguardar o atendimento em macas nos corredores, eles estão respirando poeira em meio à obra de ampliação da unidade. Um vídeo gravado por um telespectador mostra os doentes e operários dividindo o mesmo espaço.

"Era um absurdo. Pacientes idosos de 80 anos, cardiopatas, já estavam sofridos por ficar no corredor e ainda eram sufocados pela poeira da reforma, insuportável até para quem usava máscaras", contou uma testemunha.

Ao todo são 52 pacientes em macas no meio dos corredores do hospital. Os pacientes que vão para as salas de cirurgia precisa passar por este corredor, que fica no meio da obra de revestimento das paredes.

"Nós encontramos em torno de 80 pacientes, mas sabemos que tem mais do que isto. Há um excesso no Hospital de Teresina, nós temos vários pacientes em macas dentro das enfermarias", denunciou a vereadora Teresa Brito.

Imagem: DivulgaçãoHospital de Urgência de Teresina (HUT).(Imagem:Divulgação)Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, reconhece o problema, mas afirma que a solução encontra-se fora da unidade. "Se nós tivéssemos na rede hospitalar do Piauí algumas outras unidades que pudessem assumir o nosso atendimento neste período, seria o ideal", explicou.

A primeira parte da ampliação do HUT ficou pronta e passa por uma limpeza. A previsão para inauguração da área de urgência, onde serão instalados mais 51 leitos, é dia 10 de dezembro.

Sobre a reclamação da direção do hospital quanto ao remanejamento de pacientes em outros hospitais, a Prefeitura de Teresina não se posicionou sobre o assunto. Os representantes da Secretaria Estadual de Saúde que não atenderam nossas ligações.

Tópicos: pacientes, teresina, macas