Ouvidoria-Geral do Estado registra mais de 2,6 mil elogios em 2025
25/01/2026 21h37Fonte Governo do PiauÃ
A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) registrou, 2.624 elogios, dentro de um total de 25.696 manifestações encaminhadas pelos cidadãos aos órgãos governamentais, ao longo de 2025. O número representa cerca de 10% do volume total e evidencia o reconhecimento positivo da população em relação aos serviços, atendimentos e ações desenvolvidas pela administração pública estadual.Os elogios são manifestações espontâneas dos cidadãos que expressam satisfação com a forma como foram atendidos ou com iniciativas realizadas pelos órgãos governamentais. Esse tipo de retorno é considerado um importante indicador da existência de serviços bem executados, além de funcionar como estímulo para a continuidade e o aprimoramento das boas práticas no serviço público.
Imagem: Sebastian Pinheiro

De acordo com a OGE/PI, o volume de elogios demonstra que, mesmo em um cenário em que grande parte das manifestações envolve solicitações, reclamações ou denúncias, há um reconhecimento significativo da sociedade quanto à eficiência, qualidade e compromisso dos órgãos públicos com o atendimento ao cidadão.
O ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, destaca que os elogios têm um papel fundamental no fortalecimento da gestão pública. “Cada elogio recebido representa a confiança do cidadão no serviço público e no trabalho realizado pelos servidores. Esses registros positivos nos mostram que existem ações que estão funcionando bem e que devem ser valorizadas, mantidas e aperfeiçoadas”, afirma o ouvidor.
Imagem: Sebastian Pinheiro

Além de reconhecer o bom desempenho das equipes, os elogios também contribuem para o processo de avaliação e melhoria contínua dos serviços públicos, funcionando como um termômetro da percepção da população sobre a atuação do Estado.
Para a Ouvidoria-Geral, os dados de 2025 reforçam a importância do diálogo com o cidadão e da escuta ativa como ferramentas essenciais para uma gestão pública mais eficiente, transparente e alinhada às reais necessidades da sociedade piauiense.
Imagem: Sebastian Pinheiro

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook










