Outubro Rosa: Piauà já realizou mais de 57 mil mamografias em 2025
07/10/2025 16h19Fonte Governo do PiauÃ
De acordo com dados do Painel Oncologia–Brasil e do SIM Estadual/Tabwin, neste ano, o estado já registrou 227 novos casos de câncer de mama.O mês de outubro chegou e, mais uma vez, a campanha do Outubro Rosa reforça a importância da prevenção do câncer de mama, com foco na realização dos exames no tempo oportuno e na atenção com o próprio corpo.
Em 2025, o Ministério da Saúde estabeleceu novas recomendações para a realização da mamografia como estratégia de prevenção contra o câncer de mama. O exame passa a ser recomendado “sob demanda” para mulheres de 40 a 49 anos, mediante vontade da paciente e indicação médica.
No Piauí, a oferta do exame de mamografia na rede pública de saúde ocorre por meio dos 43 mamógrafos fixos e do serviço itinerante dos Caminhões da Mamografia, que percorrem os municípios piauienses levando o exame até as comunidades. Essas ações fortalecem, durante todo o ano, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
De acordo com dados do Painel Oncologia–Brasil e do SIM Estadual/Tabwin, em 2025 o Piauí já registrou 227 novos casos de câncer de mama, 55 óbitos em mulheres de 50 a 69 anos e 141 óbitos em mulheres de todas as faixas etárias. Até setembro de 2025, o estado contabilizou 57.245 mamografias realizadas por meio dos equipamentos da rede estadual e dos caminhões da mamografia da Sesapi.
Imagem: Divulgação

Encaminhamentos a partir das mamografias
Ainda segundo os dados do Siscan, das mais de 57 mil mamografias realizadas na rede estadual, 171 mulheres foram classificadas como de risco elevado e encaminhadas para prosseguir com a investigação e realização de biópsia. Dentre esses casos, um já foi confirmado como câncer, e a paciente foi encaminhada para o início do tratamento.
Buscando ampliar esses números e reforçar a conscientização sobre a importância da detecção precoce e da realização regular dos exames, a Secretaria da Saúde (Sesapi) planejou uma série de ações voltadas à população durante o Outubro Rosa.
“Queremos que as pessoas entendam a importância de se prevenir, realizar o exame e buscar a assistência médica quando houver indicação. Assim, aumentamos as chances de cura e evitamos óbitos”, afirma Auzeni Moura Fé, coordenadora de Saúde da Mulher da Sesapi.
Programação de atividades do Outubro Rosa
- Distribuição de material informativo
- Exposição “A Mulher e o Câncer de Mama”, no pátio da Sesapi, durante todo o mês de outubro
- Roda de conversa no pátio da Sesapi, no dia 14/10/2025, às 9h30, com o mastologista Dr. Arimatéa Santos Júnior, sobre ações de controle do câncer de mama voltadas aos servidores do Centro Administrativo
- Palestras sobre Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama