Operações da Polícia Penal mantêm penitenciárias seguras no Piauí

29/12/2023 15h00


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoPoliciais Penais das unidades, do Grupo Tático Prisional (GTP), do Comando de Operações Prisionais (COP) e, ainda, militares do grupamento Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (R(Imagem:Divulgação)Policiais Penais das unidades, do Grupo Tático Prisional (GTP), do Comando de Operações Prisionais (COP) e, ainda, militares do grupamento Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (R

A Secretaria da Justiça do Piauí, por meio da Polícia Penal, realiza, nesta semana, mais uma operação no sistema prisional. A Operação Final de Ano Seguro acontece com vistorias minuciosas em todas as 17 unidades penais do Estado com o objetivo de evitar fugas e entradas de materiais ilícitos.

As vistorias fazem parte da rotina carcerária no sistema prisional. Nesse período festivo de fim de ano, considerado mais crítico pela administração, elas estão sendo reforçadas para que eventos sinistros sejam evitados.

“A Polícia Penal do Piauí por determinação do Secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, deflagrou a Operação Final de Ano Seguro, que tem como finalidade intensificar as rotinas de vistorias nas 17 unidades, além de elevar os protocolos de segurança. A experiência e o histórico demonstram que o mês de dezembro é uma época mais sensível para o sistema. Montamos um planejamento para que todos os dias do mês de dezembro aconteçam vistorias em nossas unidades. A ideia é chegar em 2024 sem nenhum sinistro no sistema penitenciário “, disse o Policial Penal Reginaldo Moreira, Diretor de Administração Penitenciária da Sejus.

Policiais Penais das unidades, do Grupo Tático Prisional (GTP), do Comando de Operações Prisionais (COP) e, ainda, militares do grupamento Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap) participam da operação. Paralelo às ações nas unidades penais, a Sejus também realiza a fiscalização de cerca de 800 pessoas que usam tornozeleiras eletrônicas por meio da Central de Monitoramento Eletrônico.

Ao longo do ano, a Polícia Penal do Piauí realizou diversas operações nas unidades penais e também em grandes eventos populares como o Corso, Piauí Pop, Micarina e outros.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: sistema, unidades, prisional