Operação Sommelier apreende mais de 500 garrafas de vinho e espumantes por suspeita de falsificações

29/12/2022 08h44


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/PCPIOperação Sommelier apreende mais de 500 garrafas de vinho e espumantes por suspeita de fraudes no Piauí.(Imagem:Divulgação/PCPI)Operação Sommelier apreende mais de 500 garrafas de vinho e espumantes por suspeita de fraudes no Piauí.

Mais de 500 garrafas de bebidas alcoólicas, entre vinhos e espumantes, foram apreendidas pela Operação Sommelier nesta quarta-feira (28), em Teresina e Pedro II, Norte do Piauí. Foram cumpridos mandados de busca e, segundo a polícia, as denúncias são de comercialização sem o recolhimento de impostos e demais adequações legais, e sem garantia de originalidade e procedência das bebidas.

As investigações foram realizadas pela equipe da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc/Grincot), em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela Central de Inquéritos de Teresina. Atuaram ainda em apoio as equipes do 11ºDP, 4ºDP e 5DPº e da Secretaria de Fazenda do Piauí.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, divididos em seis alvos, como residências e estabelecimentos comerciais nas cidades de Teresina e Pedro II, locais onde são investigadas a comercialização ilegal de vinhos, espumantes e demais bebidas alcoólicas sem o devido recolhimento de impostos e demais adequações legais.

"Tal esquema representava um risco para a sociedade piauiense e de regiões limítrofes, pois o esquema criminoso vem sendo praticado via plataformas digitais, redes sociais e fisicamente, não havendo qualquer fiscalização quanto a procedência dos produtos vendidos",
informou a Polícia Civil em nota.

Ao todo, foram apreendidas aproximadamente quinhentas garrafas de vinhos e espumantes, na sua maioria com rótulos de marcas importadas, as quais não possuem qualquer garantia de originalidade e procedência.

A polícia informou que as investigações seguem após a realização da operação, sendo um trabalho conjunto da Polícia Civil e Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: bebidas, vinhos, espumantes